sábado, 23 de fevereiro de 2019

Maior projeto educacional da história do Brasil pode alavancar nome de Flávio Dino à Presidência


Pela primeira vez, Flávio Dino admitiu, publicamente, que pretende disputar a Presidência da República em 2022. O que já é manifestado por seus seguidores nas redes sociais e por militantes da esquerda brasileira, agora parece cada vez mais concreto também para o próprio governador do Maranhão.

E Flávio Dino tem um portfólio repleto de realizações como chefe do Executivo Estadual para apresentar ao Brasil, principalmente na área de educação. Se mantiver o ritmo do primeiro, em seu segundo mandato, o governador terminará sua gestão com o maior programa de investimento educacionais da história do Brasil.

Hoje, o Maranhão paga o maior salário para professores em todo o país. O projeto de valorização profissional inclui também recorrentes investimentos em formação continuada e aperfeiçoamento dos docentes com o intuito de intensificar os conhecimentos teóricos e metodológicos dos professores.

Além da valorização profissional, essencial para o desenvolvimento educacional, é no investimento em infraestrutura que reside o maior projeto da educação que se tem conhecimento no Maranhão e que caminha para ser o maior do Brasil em poucos anos: o Escola Digna.

São mais de 800 escolas beneficiadas com construção, reconstrução e reforma, garantindo aos alunos maranhenses estruturas aptas ao aprendizado. Tirando pequenos que antes estudavam em escolas de taipa e barro, sem banheiros e insalubres, e os colocando em prédios de alvenaria, com toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento pedagógico das crianças.

Outro investimento que salta aos olhos do Brasil é nas escolas de tempo integral. Antes de assumir o governo, Flávio Dino não encontrou nenhuma unidade nesta modalidade. Em quatro anos, já são 49 com mais de 15 mil alunos maranhenses matriculados.

A meta do governador é fazer em oito anos, o que Ceará e Pernambuco demoraram 20 anos. Investir em educação de qualidade e em tempo integral para figurar entre os melhores IDEBs e avaliações nacionais aferidas em relação a educação do país.

Essa conjunção de fatores coaduna com o discurso de Flávio Dino de que o investimento contínuo na área da educação no Maranhão é uma decisão clara de buscar coerência entre a retórica política tradicional, que fala sempre em educação como prioridade nacional, e os atos concretos. 

Até hoje, no Brasil, o ex-governador Leonel Brizola é conhecido por seus investimentos na área da educação e a construção dos seus Centros de Integrados de Educação Pública. Ele é reconhecido como o estadista que mais priorizou a área na história do país. 

Com apenas quatro anos de mandato, Flávio Dino caminha para superar os feitos de Brizola na educação. E é exatamente o destaque nacional na área, que é considerada a prioridade número um dos brasileiros, que pode fazer o governador do Maranhão alçar voo até o Palácio do Planalto
GilbertoLima

Nenhum comentário:

Postar um comentário