quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Diante de uma multidão, Dida Tio Luís é oficializado candidato a prefeito de Tuntum

 

Fotos: Emanuela Tavares e blog do Lobão

O ato convencional que oficializou, nessa quarta-feira (16), o nome de Dida Tio Luís (PSB) como candidato a prefeito, sem dúvidas, será registrado nos anais da história política de Tuntum como o mais concorrido até hoje, com a presença de mais de 5 mil almas vivas no estádio Dr. Rafael Seabra, o Rafão, que só pessoas sentadas haviam 3 mil, além do grande público que se encontrava em pé dentro do gramado, nas arquibancadas, área de passeio interna e na parte externa do estádio.

A coligação PSB e PSC homologaram ainda os nomes de Neuzé Menezes, candidato a vice-prefeito, e mais 24 candidatos a vereadores. Não há tanta comparação a ser feita, já que não há registro de tanta gente junta ao mesmo tempo em uma movimentação político-partidária até hoje, concentrando um público distinto que a almeja a mesma causa, eleger prefeito um cidadão do meio do povo, de origem simples e humilde.

Após a lavratura da ata e declaração da homologação das candidaturas, a convenção ganhou maiores atenções com o pronunciamento dos candidatos e convidados, tudo que os presentes esperavam e queriam ouvir como resposta para alguns adversários. Superando a si próprio, o vice Neuzé Meneses se pronunciou com eloquência para elogiar o prefeito Dr. Tema, afirmando que há 31 anos acompanha sua pessoa e que ele é um homem do bem.

O deputado Fábio Macedo destacou os cinco mandatos do prefeito Dr. Tema, e que é por esse motivo que seus adversários tanto se incomodam. "Se ele foi eleito cinco vezes prefeito é porque ele é competente", afirmou o parlamentar. O representante tuntunense na Câmara Federal e vice líder do governo Bolsonaro, Aluisio Mendes, de forma indireta, criticou duramente o senador Weverton Rocha após ele ter ofendido o prefeito Dr. Tema injustamente. "Teve um senadorzinho que veio aqui falar mal do Tema. Nas eleições passadas veio aqui pedir a bênção e saiu daqui com uma votação expressiva, não têm moral pra falar do prefeito Tema. Nós precisamos olhar para o passado das pessoas, antes de falar mal delas. (...) Então, pra ele vir aqui falar mal do Tema, ele tem que olhar para o passado dele", declarou.

A deputada Daniella Tema (Republicanos), em defesa do marido e com a mesma indignação, não poupou duras críticas ao senador. "Há alguns dias atrás, esse homem que se diz homem, porque pra mim um homem que é votado pela população do município e que vem no município e desfaz da população e do prefeito, do qual ajudou na sua eleição, pra mim eu tenho minhas dúvidas se ele é homem com agá (h) maiúsculo". disse. Parte do pronunciamento da deputada foi voltado contra o senador, que a todo instante era aplaudida fortemente pelo povo.

O vice-governador Carlos Brandão (Republicanos) afirmou que jamais poderia deixar de participar desse momento histórico, porém, mostrou-se preocupado quando soube que o evento se realizaria em um estádio de futebol, mas disse que após uma reflexão parou com a preocupação porque o local iria ser cheio pela força do prefeito Dr. Tema. Brandão fixou sua fala em elogiar o prefeito e seus feitos, como o de ser prefeito por cinco vezes. "Ninguém coloca cinco vezes um prefeito à toa, se colocou cinco vezes é porque ele prestou serviços para esse povo", falou.

O deputado Rigo Teles, figura muito conhecida em Tuntum e região, soltou os cachorros sobre a gestão de seu conterrâneo em Barra do Corda, o prefeito Éric Costa. Inicialmente, ele disse que há uma roubalheira na prefeitura de Barra do Corda, para em seguida falar que só processo Éric Costa já responde por mais de 30. " O Brandão disse que em mais de 20 anos de vida pública não responde a um processo, o amigo Rigo Teles tem vinte e poucos anos e não responde nenhum. Mas, infelizmente, o prefeito da Barra do Corda já responde há mais de 30 processos. Mais de 30, todos por desvio de dinheiro", disse.

A festa da democracia ganhou maior impulso quando prefeito Dr. Tema passou a discursar, arrancando gritos e aplausos do povo. Ele disse que durante esse tempo em que vem trabalhando pelo povo sente-se recompensado por Deus por vê a felicidade das pessoas. Ressaltou que mesmo Tuntum ficando às margens da BR era uma cidade desenvolvida: "Procure uma cidade a margem da BR desenvolvida como Tuntum, procure". Ele fez um pequeno apanhado de suas ações, dando maior destaque a construção do Centro de Imagem e a aquisição do Samu no ano de 2006. "O Samu é uma obra prima dessa cidade, e presta serviço nos momentos mais difíceis aqueles que não têm dinheiro (...) E aqui quero agradecer o deputado Aluisio pela renovação da nossa frota de ambulâncias", declarou.

Ao se voltar para o candidato a prefeito Dida Tio Luís, Dr. Tema discorreu algumas características importantes de um bom gestor, entre elas a lealdade. "Seja leal com seus amigos e com seu povo; não faça traição ao seu povo", falou. Além dos conselhos, Tema o elogiou bastante falando um pouco de sua luta desde quando vendia picolé e o início de seu trabalho como crediarista. "Governador, esse homem começou vendendo picolé aqui em Tuntum. Foi pra Bahia sendo vendedor de panela, de cadeira de macarrão, andando de casa em casa, depois passou a ser o empresário disso tudo. Depois da prefeitura é o homem que mais gera emprego aqui na cidade de Tuntum", pontuou.

O empresário e já candidato a prefeito Dida Tio Luís, se pronunciou narrando sua história de vida, sua luta pra trabalhar e vencer na vida, enfatizando os primeiros trabalhos como vendedor de bombons e cigarro no Caneção, em Tuntum. Na trajetória em busca de melhores dias, ele destacou sua saída da cidade aos 17 anos quando foi para Salvados, Bahia, onde começou sua vida como vendedor ambulante. "Eu já passei foi de dois anos consecutivos sem saber o que era feriado e o que era dia santo. Por quê? Porque eu tinha a intensão de voltar pra minha cidade e gerar emprego e renda", destacou.

A narrativa do empresário, a todo momento, chamava a atenção dos presentes, que atentos ouviam a sua história de vida. A todo momento Dida destacava que seu objetivo era sempre voltar para Tuntum e gerar emprego para a população.  A sua história do começo ao fim se confundo com a luta do cidadão que não desanima em busca de melhores dias, que têm persistência para vencer e chegar ao topo do sucesso, mesmo passando por inúmeras provações. A longa experiência adquirida para vencer na vida é um demonstrativo de que está preparado para superar qualquer problema e encarar qualquer desafio por grande que seja.





5 comentários:

  1. E as proposta para o município que não teve cadê em ele num vai fala o que vai fazer pelo município não é mais antes á pessoa paga uma multa no tre do que vota em nenhum deles

    ResponderExcluir
  2. Que evento bonito, parabéns prefeito Tema pelo trabalho e respeito que tem pelo seu povo.

    ResponderExcluir
  3. E nois de novo...
    Tudo maravilhoso 👏🥳👏👏
    Dida...

    ResponderExcluir