.

.
.

terça-feira, 22 de novembro de 2022

Morre o cantor Erasmo Carlos

 


O cantor Erasmo Carlos morreu nesta terça-feira (22), aos 81 anos, após ser internado e intubado às pressas na segunda-feira (21). Erasmo estava internado no Hospital Barra D'or, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ ), em estado grave. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Erasmo deixa a esposa Fernanda Passos , com quem era casado desde 2019, e os filhos Leonardo e Gil, frutos do primeiro casamento. O artista havia sido internado no fim de outubro e recebeu alta no início de novembro após realizar exames complementares e ajuste terapêutico para um quadro de síndrome edemigênica. O artista ficou nove dias no mesmo hospital, no Rio de Janeiro.

“Ressuscitei no Dia de Finados e tive alta do hospital! Obrigado a Deus, a todos que cuidaram de mim, rezaram por mim e se torceram pela minha recuperação… Essa foto com a Fernanda traduz como estamos felizes”, escreveu o cantor no dia 2 de novembro.

Erasmo Carlos. Foto: Reprodução
Erasmo Carlos. Foto: Reprodução
Erasmo Carlos, Roberto Carlos e Wanderléa. Foto: Reprodução
Wanderléa, Roberto Carlos e Erasmo. Foto: Reprodução
Erasmo Carlos, Wanderléa e Roberto Carlos. Foto: Reprodução
Erasmo Carlos. Foto: Reprodução
Erasmo Carlos e Wanderléa. Foto: Reprodução
Erasmo Carlos e a mulher, Fernanda Passos. Foto: Reprodução
Erasmo Carlos em show. Foto: Reprodução
Erasmo Carlos e Roberto Carlos. Foto: Reprodução
Erasmo e Roberto Carlos. Foto: Reprodução
Morre aos 81 anos o cantor Erasmo Carlos, o Tremendão. Foto: Reprodução
Erasmo Carlos. Foto: Reprodução
1/12

Personalidades como Boninho e Lula lamentaram a morte do artista . A Som Livre, gravadora de Erasmo Carlos, também se manifestou sobre a morte do artista.

"A música popular brasileira para sempre terá em Erasmo Carlos um herói imortal. Suas passagens pela Som Livre foram e continuarão sendo motivos de orgulho e gratidão para todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com o brilhantismo de um dos maiores nomes da nossa cultura. O adeus que não queríamos dar traz a lembrança recente de que, apenas cinco dias atrás, Erasmo foi o vencedor do Grammy Latino com o melhor álbum de rock de língua portuguesa. Essa é apenas mais uma das muitas evidências de que Erasmo seguirá atual e relevante para a música por toda a eternidade. Nossos sentimentos aos fãs, familiares e amigos", publicaram. 

O Tremendão: carreira e parcerias

Ator, escritor e multi-instrumentista, Erasmo Carlos nasceu no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, em junho de 1941. A juventude do artista foi guiada pela mãe, já que Erasmo só conheceu o pai aos 23 anos.

Cresceu no bairro carioca ao lado do amigo Tim Maia e de Roberto Carlos, um dos maiores parceiros da história de Erasmo. O tijucano participou de grupos musicais como "Snakes", ao lado de amigos do bairro da Tijuca. Depois, integrou o grupo "Renato & Seus Blue Caps", quando deu início à parceria com Roberto Carlos. 

Com Erasmo dividindo os vocais com o baixista Paulo César, "Renato & Seus Blue Caps" publicaram o primeiro LP. Curiosamente, não muito depois, os Blue Caps acompanhariam o próprio Roberto Carlos na gravação de "Splish Splash", numa versão para o português feita por Erasmo. O sucesso do disco garantiu a contratação de Renato & Seus Blue Caps pela CBS e o nascimento da parceria entre Roberto e Erasmo.

Erasmo Carlos era conhecido como o "Tremendão" desde a Jovem Guarda. O movimento cultural dos anos 60 e 70 gerou ícones para a música brasileira, como Erasmo, Roberto Carlos e Wanderléa. Entre 1965 e 1968, participou do programa de TV que impulsionou a carreira e o apelido. 

Em 1980, Erasmo foi pioneiro ao unir grandes nomes da música em um disco, o "Erasmo Convida". Ninguém levava muita fé que tantos nomes de peso pudessem ser reunidos, mas em questão de poucas horas Erasmo apresentou o repertório e os convidados confirmados. Além de colegas dos anos 60 - Wanderléa, Tim, Maia, Jorge Ben, Nara Leão e Rita Lee -, o disco trouxe os quatro Doces Bárbaros e ainda o amigo Roberto Carlos (em raríssima participação especial). As doze canções em parceria com grandes nomes da MPB, Nara Leão, Maria Bethânia, Gal Costa, Wanderléa, A Cor do Som, As Frenéticas, Gilberto Gil, Rita Lee, Tim Maia, Jorge Ben e Caetano Veloso, foram lançadas pelo selo Philips.

Em 2001, completou 60 anos e lançou seu 22º disco, “Pra Falar de Amor”. O show desse álbum foi lançado depois em CD e DVD: “Erasmo Ao Vivo”, que, além de registrar um momento histórico de um mito da música brasileira. No final de 2002, os 40 anos de carreira de Erasmo foram comemorados com o lançamento da caixa “Mesmo Que Seja Eu” – contendo toda a sua discografia no período 1971-1988.

Com vasta contribuição para a música brasileira, Erasmo lançou mais de 600 músicas em 50 anos de carreira. “Minha Fama de Mau”, “Mulher”, "A Volta", “Sentado à Beira do Caminho” e "Eu sou Terrível" são alguns dos hits atemporais do artista.

Erasmo gravou parcerias com nomes como Zeca Pagodinho, Djavan, Marisa Monte, Milton Nascimento e Chico Buarque. Do Ig


Um comentário: