.

.
.

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

GOL DE PLACA: transparência do governo Raimundo Zuca agora é nível 'A'

 


A gestão do prefeito Raimundo Zuca vem  conseguindo elevar gradativamente o índice de transparência do município, periodicamente aferido e avaliado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que analisa criteriosamente as informações sobre as contas públicas em exercício disponíveis no site do município, além de sua qualidade. 

Nesse recente estudo técnico, o site da gestão do prefeito Raimundo Zuca recebeu a classificação máxima no ranking do órgão estadual, pulou de 7,26, classificação 'B', para 9.19, sendo elevado para o nível de classificação 'A". Para o corpo administrativo e colaboradores diretos do prefeito, a nota não foi uma surpresa e também não veio por acaso, foi fruto de um árduo trabalho de organização de toda máquina, 'um trabalho de formiguinha'. 

O desempenho dos esforços são comprovados pelos números anteriores, a começar pelo ano de 2020. Naquele ano a nota de transparência de todas as contas públicas municipais foi somente de 5,6, (nível 'C'), classificada como vergonhosa. Nesse período o portal municipal era quase inacessível, pouco mostrava sobre as entradas, saídas e processos que envolvia as licitações, deixando mais do que a desejar e cerceando a população de seus direitos.

Com o pedido de empenho do prefeito para que toda estrutura pública se ajustasse conforme as normas legais de transparência, contidas na Lei de Acesso a Informação (LAI), pouco a pouco o Portal de Transparência de Joselândia foi mostrando outra cara e apresentando a verdadeira face de todas as ações do Governo Municipal.   

A nova classificação é uma demonstração de que a gestão está trilhando o caminho da transparência, em que a população não está sendo privada de analisar cotidianamente o emprego dos recursos e sua viabilidade. Enquanto outros municípios continuam a privar a população de conhecer as entranhas de suas gestões (receitas e despesas), Raimundo Zuca escancara para a população o que entra, o que sai e onde está sendo empregado cada centavo. 

Com certeza, pela primeira vez, a população tem integral ciência do que está sendo feito com os recursos do município. Parabéns, Raimundo Zuca!


Nenhum comentário:

Postar um comentário