terça-feira, 22 de novembro de 2022

Prefeito Raimundo Zuca e secretário Dr. Éder Amador participam de encontro estadual de educação


Prefeito de Joselândia, Raimundo Zuca (dir) ao lado do secretário de Educação Dr. Éder Amador

A educação de Joselândia segue comprometida com os desafios que precisam ser superados para que os frutos sejam colhidos com abundância dentro da expectativa da realidade do contexto educacional. Dando prosseguimento a caminhada de planejamentos, o prefeito Raimundo Zuca e o secretário municipal de Educação, Dr. Éder Amador, participaram hoje (22), em São Luís, capital, do encontro "Juntos pela Alfabetização das Crianças", promovido pela Secretaria de Estado da Educação, solenidade, que devido sua importância,  reuniu quase todos os prefeitos e prefeitas do estado. 

                                        Prefeito Raimundo Zuca

O movimentado encontro, realizado no centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), debateu de forma direta as informações sobre as regras de repartição do ICMS no Maranhão, abordando com profundidade, também, o tema do evento "Juntos pela alfabetização das crianças", coordenado pela secretária de Estado da Educação, Leusinete Preira da Silva. A solenidade teve a utilidade de esclarecer ponto a ponto sobre os novos critérios de repartição dos recursos (25%) advindos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de serviços de Transportes Interestadual e Municipal e de Comunicação (ICMS). 

Momento da participação do governador Carlos Brandão

Em conformidade com lei estadual, que disciplina a distribuição do devido recurso, que é de 25%, fica estabelecido que: a vinculação de 20% do valor destinado aos municípios, ao Índice de Desenvolvimento da Educação do Maranhão (IDE-MA); O IDE-MA será calculado, anualmente por meio do Sistema da Avaliação Estadual do Maranhão (SEAMA) e será regulamentado por decreto do Poder Executivo.   

Atentos e prestativos aos debates, que se iniciou ás 8h e terminou às 18h, os representantes de Joselândia conheceram com maior amplitude todos os pontos discorridos, passando a ter uma visão mais sucinta das questões debatidas, essências dentro da política de educação para fazer valer novas ações de interesse de toda classe envolvida no contexto educacional: Família, docentes e discentes. 


"Esse encontro, que inclusive foi muito proveitoso, só nos alimenta de melhor conhecimento, dando a todos um norte dessa nova política de distribuição de recursos, além da aprendizagem em outros temas enfocado pelos palestrantes, que a cada momento só nos incentiva a nos doar cada vez mais à causa da educação do nosso município", disse Dr. Éder ao blog. 

O prefeito Raimundo Zuca mostrou-se surpreendido com o teor das palestras proferidas e orientações recebidas, entendendo ainda mais que os caminhos da educação são complexos e exige muita entrega dos gestores para superar os muitos desafios que surgem no dia a dia.

O dia de encontro teve intensa atividade, após um concerto musical houve a apresentação do ICMS Educacional, Selo Prefeito e Prefeita da Educação e de regulamentação do SEAMA, que contou com a presença do governador Carlos Brandão. Logo depois, aconteceu a entrega do Prêmio Escola Digna, novamente com a presença do governador, além da participação da secretária de Estado da Educação, Leusinete Pereira.

Já às 14h, dentro de um painel temático, ocorreu os Diálogos sobre a Educação no Maranhão - Superação dos desafios na promoção da aprendizagem com qualidade e equidade. No segundo momento de debates, dentro de outro painel, foram discutidos os parâmetros de aferição do Índice de Desenvolvimento da Educação do Maranhão (IDE-MA). No último momento, aconteceu uma palestra sobre: o que podemos aprender com a educação cearense? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário