quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Quem é quem em 2014 em Tuntum...




Prefeito Dr. Tema

                Nos bastidores começam as articulações para as eleições de 2014, uns ainda na retaguarda, outros já em campo aberto a caça das melhores propostas que venha lhe favorecer no disputado jogo político. Na cidade o eleitorado pouco sabe do que vem acontecendo entre os assediados pelos pré-candidatos avexados em fechar o mais rápido possível os acordos, na maioria das vezes bem cifrados e satisfatórios.
Max Barros e Pires Léda


                Entre os procurados por lideranças estaduais estão o prefeito Dr. Tema, a ex-vice prefeita e candidata derrotada Ana Isabel, o ex-prefeito Chico Cunha, o também ex-prefeito Pires Léda e o vereador Josivan Bílio. Fazendo um diagnóstico das forças individuais percebe-se claramente que poderá haver uma diferença acentuada entre os candidatos apoiados pela situação com relação os de oposição, isso se analisarmos ao pé dá letra a cotação que cada um vive no contexto político de hoje, claro que pode haver a inversão dos números diante dos fatores, contudo, as chances são remotas.
Ex-prefeito Chico Cunha

                O prefeito Dr. Tema talvez tenha sido o mais assediado até agora por ter, com certeza, a maior e mais certa fatia eleitoral do município, que fica entre 10 e 12 mil votos. O mandatário tuntuense procura um nome forte para representar o município na Câmara Federal, já que para deputado estadual Humberto Coutinho é uma unanimidade.

 Um dos primeiros a procurar o prefeito foi o deputado federal Simplício Araújo, que é da simpatia de Dr. Tema. O ex-reitor da Uema e atual deputado Valdir Maranhão, também cutucou o prefeito e pleiteia o apoio. O ministro do turismo, Gastão Vieira, foi outro a bater na porta. Por último, talvez o mais cotado, foi o ex-ministro dos Transportes e ex-governador José Reinaldo Tavares. Ele apresenta as melhores qualificações por ter bons serviços prestados ao município e já ter uma identidade de amizade com o grupo e o próprio eleitorado. Você aposta em quem?
Ana Isabel e Cláudio Azevedo

A ex-vice prefeita e candidata derrotada na última eleição, Ana Isabel Silva, é outra que tem em mão um rol de nomes pra escolher e apresentar ao seu grupo. Se o grupo não se dilapidar, como sempre acontece, ela terá mais forças e poderá dá ao escolhido a mesma votação que obteve na eleição passada. Segundo informações privilegiadas, Ana Isabel já foi procurada pelo deputado Rigo Teles, que é de boa aceitação na oposição, inclusive já votado por algumas vezes. O presidente da Assembleia, Arnaldo Melo, é outro interessado pelo o apoio da ex-primeira dama, entre ele e Rigo, aparentemente, Melo tem mais chances.

Josivan Sem Terra
 Talvez o principal candidato seja Ricardo Murad, já votado por Ana Isabel na época das vacas magras  não alcançando nem 400 votos. Ricardo que é hoje o dono do maior orçamento do estado poderá fazer a diferença diante dos outros. Agora não se sabe se ela irá querer dividir os louros com o ex-prefeito Chico Cunha, seu suposto 'desafeto’, que apoia irreversivelmente a candidatura de Ricardo. O candidato a deputado federal de Isabel poderá ser o seu marido Cláudio Azevedo, atual secretário de Agricultura.

O ex-prefeito Chico Cunha, claro, vai de Ricardo Murad, seu grande amigo de décadas e possívelmente de Sarney Filho. Quanto a votação, poderá ser uma surpresa, tanto pra mais, quanto pra menos. O certo é que se  Chico Cunha quiser causar boa impressão aos seus candidatos terá que arregaçar as mangas e correr atrás de muitos amigos que foram esquecidos na sua gestão, caso contrário...

Pires Léda é outro ex-prefeito que tentará abocanhar parte do bolo do grupo ‘Cobra’, possivelmente apresentando Max Barros, para estadual, e Pedro Fernandes, para federal. Léda que sempre foi um bom manobrista dentro do grupo não terá tanto trabalho pra fazer o que sempre fez, tirar uma boa lasca da votação e manter a ferro e fogo sua representação como político carismático que é.

Quem está brigando por outra pontinha da votação no município é o vereador Josivan Carvalho Bílio, o Josivan sem Terra, para muitos um falastrão de primeira grandeza, para outros um líder com uma descendência superior a mil votos. Josivan que parece que já se comprometeu com o céu e a terra não deixa nem pista de quem pretende apoiar. Hoje enaltece o deputado  Zé Carlos da Caixa, amanhã o presidente do Incra, José Inácio, sem falar em Raimundo Monteiro, o vice-governador Washigton Luis e outros que ele leva ao povoado pra impressionar com o fanatismo de seu séquito. No embaralhamento dos nomes, sem muita certeza, Zé Carlos da Caixa poderá ser o seu candidato pra federal. Pra estadual acho que ele vai decidir aos 44 minutos do segundo tempo, e olha lá.

      

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário