domingo, 29 de setembro de 2013

Secretaria de Assistência Social comemora o ‘dia’ do Idoso







                Hoje (29)numa manhã de lazer e muita recreação, na chácara Viana, no bairro Tuntum de Cima, a Secretaria de Assistência Social, liderada por sua titular, a secretária Daniella Jadão Cunha, em parceria com os Cras, Sec. de Educação, Sec. de Saúde e Pastoral do Idoso comemoraram o ‘Dia’ do Idoso, que pelo calendário a data oficial seria a próxima terça-feira (1º).


                No local, uma área espaçosa com piscina e bem arborizada foram desenvolvidas varias atividades, entre elas, hidroginástica, palestras, dança e brincadeiras que elevou a autoestima  de mais de 100 presentes.  Dona Maria Pereira e seu Manoel da Silva falaram que anualmente participam da comemoração. “Nós anualmente participamos e achamos muito bom, porque pelo menos, nós temos alguém que olha pra gente”, afirmaram.  


                Abrindo o dia de atividades a secretária e primeira dama agradeceu a todos por terem comparecido. Ela disse que cada marca no rosto de um idoso não significa dizer que ele seja velho, mas sim muita experiência de vida. Antes de concluir Daniella ainda recitou poesias.


 O prefeito Dr. Tema na sua rápida palestra falou de felicidade, aconselhando aos idosos a buscar esse caminho através do riso, acrescentando que ninguém morre de uma boa gargalhada, mas do ódio e do ressentimento preso. Aproveitando o ensejo o prefeito disse que a inveja é o pior dos sentimentos porque a pessoa deixa de ser feliz e passa a atrapalhar a felicidade do próximo. Dr. Tema finalizou dizendo: “Hoje não é o dia do idoso, é o dia da experiência”. Estiveram também presentes o secretário de Educação, Antonio dos Reis e o secretário de articulação Política e governo, Josinaldo Bílio. Antes do encerramento foram distribuídos  brindes e presentes.  O dia de comemoração a data se encerra as 16:00h.



CRIAÇÃO DO DIA

O dia das pessoas idosas foi criado pela as Organizações das Nações Unidas (ONU) depois de uma conferência mundial sobre o envelhecimento em Viena, em 1982. Aqui no Brasil a data antes era comemorada em 27 de setembro, mas em razão da criação do Estatuto do Idoso em 1º de outubro, a data foi transferida para esse dia. A criação do dia objetivou dar mais qualificação aos mais velhos através da saúde e da integração social.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário