.

.
.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

HISTÓRIA DE VIDA: Manoel Valente Figueiredo, 30 anos de falecimento



Manoel Valente Figueiredo

            Manoel Valente Figueiredo, nascido em 20 de fevereiro de 1924 em Canto do Buriti-PI, radicou em Tuntum-MA em julho de 1952, casou-se com a também piauiense Maria Iracema Gomes Figueiredo. Com ela teve 5 filhos na cidade, Francisco de Assis Gomes Figueiredo (Titico) professor; Rita Neuma Gomes Figueiredo, professora, foi representante do Funrural/INSS e ex-primeira dama do município, mãe do atual vice-prefeito Ciro Ricardo; Maria do Socorro Gomes Figueiredo, assistente social do Governo do Estado do Maranhão; Cícero Humberto Gomes Figueiredo, médico veterinário e chefe da Vigilância Sanitária  e Rosane Maria Gomes Figueiredo, professora e empresária.
            Em Tuntum desenvolveu a atividade comercial e agropecuária, trabalhou com gêneros e couros, tendo como principal destaque o beneficiamento de arroz, em 1980 foi condecorado pelo Presidente da República João Baptista Figueiredo como o maior produtor de arroz do Maranhão por hectare, no Palácio do Planalto em Brasília.
            Foi candidato a prefeito de Tuntum, na primeira eleição direta em 1958, tendo como vice João Bandeira, perdeu a eleição ‘sub judice’ em um processo que durou nove meses, para  Ariston Léda. Em 1978 foi responsável pela maior maioria proporcional dada na história de nossa cidade aos candidatos a Deputado Federal, na época Luiz Rocha, e Deputado Estadual, Enoc Vieira, assumindo a liderança do grupo político que veio a eleger seu genro, Hélio Araújo, em 1982 pela oposição Arena 2, prefeito da cidade de Tuntum.
            Manoel Valente Figueiredo era um homem humilde e empreendedor, possuía um tino comercial e coragem para realizar.      

3 comentários:

  1. Obrigada Deusimar, por homenagear aquele, que continua sendo o meu astro-rei. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela matéria Deusimar Lobão, Manoel Valente foi um dos melhores homens que já esteve na história de Tuntum, seu exemplo de vida e humildade servem de lição e exemplo a todos. Luis Augusto(Brasília-DF).

    ResponderExcluir
  3. Manoel Valente, homem do bem, ajudou muito meu pai.

    Nery Lima

    ResponderExcluir