.

.
.

domingo, 27 de abril de 2014

Colônia de pescadores é implantada em Tuntum





Depois de mais de 20 anos da construção da Barragem do Rio Flores que se tornou uma das grandes áreas pesqueiras do estado, o município de Tuntum implanta sua primeira Colônia de Pescadores, a Z (zona) 153, ocorrida ontem (26) no auditório da Câmara de vereadores com a significativa presença do deputado Édson Cunha de Araújo (PSL), diretor Operacional das Colônias de Pescadores do Maranhão e do ex-deputado e presidente do PDT, Julião Amim.
Deputado Édson Araújo
Numa cerimônia simples que contou com a presença de dezenas de pescadores, Édson Araújo fez uma rápida explanação sobre os benefícios que a colônia de pescadores trará aos seus associados. Resumindo sobre a sua importância, o diretor Operacional comparou as suas atribuições com as do sindicato dos Trabalhadores Rurais que concede aos seus sindicalizados o direito a aposentadoria, auxilio doença, salário maternidade, etc.
Julião Amim, pres. Regional do PDT

No decorrer de sua fala o deputado destacou sobre os benefícios do Defeso oferecido pelo governo aos pescadores associados à colônia, que são de quatro salários mínimos. Ele ainda sintetizou que o maranhão tem hoje a maior e mais organizada colônia de pescadores do Brasil.
O ex-deputado e superintendente afastado do Ministério do Trabalho, atual presidente do PDT, Julião Amim disse que só este ano, a título de exemplo, o Ministério do Trabalho por meio do defeso está pagando cerca de 600 milhões de reais aos pescadores.

 Amim criticou a falta de investimentos dos governos por meio de políticas públicas eficazes em favor do pescador. Antes de encerrar ele classificou o momento com histórico com a criação da colônia para os pescadores do município.
Segundo o presidente da colônia, Jardel Pereira da Silva, após o primeiro passo de criação outros objetivos serão buscados para beneficiar os mais de 400 sócios, entre eles está um futuro projeto de piscicultura em tanques de rede. Jardel ainda sonha com o audacioso projeto de repovoar toda extensão da barragem com novas espécies de peixes, assunto que também foi discutido e visto como viável pelo deputado e também engenheiro de pesca Édson Araújo.
Estiveram também presentes na solenidade de criação o secretario de Agricultura, Antônio Durval, o Dora, a vereadora Soraia Moreira Cruz, principal incentivadora, o secretário adjunto da Secretaria de Agricultura, Paulo Duarte, o Paulão, os presidentes das colônias de pescadores dos municípios de Joselândia e São José dos Basílios, o ex-vereador Jaidran Brito e assessores do deputado Édson Araújo.  
      



Um comentário:

  1. Colônia de pescadores é, hoje, o maior centro de picaretagem quando se trata de concessão de benefícios previdenciários. É fraude, fraude, fraude...

    ResponderExcluir