Uma decisão inusitada do poder judiciário maranhense. Podemos dizer que assim foi a manifestação do juiz da Comarca de Cururupu, Celso Serafim Júnior, tido na área como um profissional correto, empenhado e respeitado pela população.
Insatisfeito com o adiamento de várias audiências em decorrência da falta de viatura para o translado de um preso, o magistrado determinou, surpreendentemente, que na impossibilidade de não haver condução deverá a autoridade policial levar o acusado “em lombo de burro, carro de boi, charrete ou de táxi“, em audiência a ser realizada no próximo dia 21 de maio, às 15h no município de Cururupu, cidade com  34 mil habitantes e distante 465 km de São Luís.
A atitude do juiz leva em conta o colapso do sistema de segurança pública do estado. Por não haver estrutura adequada, teve que aplicar uma medida extrema.
Se na capital a situação é crítica, no interior é mais alarmante ainda. O material humano e logístico é insuficiente para a execução do bom serviço.
Nesse sentido a criminalidade avança e a impunidade ganha força por conta do descaso, falta de investimentos e da ausência do governo do estado. Um problema, dentre tantos, que cabe ao novo secretário de Segurança, Ricardo Murad resolver.
Por John Cutrim