.

.
.

segunda-feira, 9 de março de 2020

Daniella Tema homenageia Silvia Leite, defensora dos direitos da Mulher Maranhense



A deputada estadual Daniella Tema, (DEM), agraciou nesta segunda-feira (09), a assistente social Silvia Leite, coordenadora do Setor de Atividades Especiais Espaço Mulher (SAEEN), do Hospital Socorrão II em São Luís. A honraria foi aprovada por unamidade entre os parlamentares e concedida em sessão solene no plenário Nagib Haickel na Assembleia Legislativa com a presença de autoridades, secretários de estado, deputados estaduais e representantes de entidades.

Em seu pronunciamento, a deputada estadual Daniella Tema destacou os mais de quarenta anos de militância da homenageada em defesa dos direitos da mulher maranhense e o seu trabalho de acolhimento com mulheres em situação de violência.

"Para nós, é uma honra poder agraciar esta mulher guerreira com a Medalha Manuel Beckman. Silvia, você nos orgulha e nos inspira, a sua causa é a nossa causa. Muito obrigada por acolher a nossas mulheres, que infelizmente são privadas da liberdade com a violência de seus parceiros, porque a violência quando não mata, fere almas, corta corações e multila sonhos. Obrigada por defender a mulher maranhense", destacou a parlamentar estadual.

O SAEEM ganhou destaque nacional e foi classificado como a melhor experiência do Maranhão, na área do atendimento às mulheres em situação de violência na 15ª Mostra Brasil, 'Aqui tem SUS'. Silvia Leite foi uma das fundadoras do SAEEM e desde 2013 está à frente da coordenação do programa. O projeto é pioneiro no atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica que dão entrada no hospital Socorrão II, recebendo orientações e acompanhamento dentro da rede de enfrentamento do problema.

Ao receber a medalha, Silvia Leite agradeceu a todos os movimentos e entidades que fazem um esforço coletivo para combater a violência contra a Mulher. "Estou muito feliz e agradeço a deputada Daniella Tema pela indicação desta honraria tão significativa e importante. Ela não homenageia só a mim, mas um esforço coletivo de todas nós que combatemos a violência contra as nossas mulheres todos os dias. Essa medalha é nossa, continuaremos combatendo todos os tipos de violência contra a mulher, obrigada aos diretores do Socorrão e as nossas redes de apoio no município e no governo do estado. Muito obrigada", agradeceu a homenageada.

A sessão solene teve a trilha sonora composta pela cantora ludovicence, Mila Camões e contou com a presença dos deputados estaduais Mical Damasceno, Zito Rolim e Wellington do Curso; da procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa, deputada Helena Duailibe; da secretária de Estado da Mulher, Ana Mendonça; da diretora da Casa da Mulher Brasileira, Suzan Lucena; da vereadora Bárbara Soeiro (procuradora da mulher no município); delegada Kazumi Tanaka, (coordenadora das delegacias da mulher no estado); delegada da Polícia Civil, Viviane Fontenele; representantes do Grupos Mulheres da Ilha, Mãe Andrezza; representantes de entidades que defendem os direitos da mulher e convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário