.

.
.

quarta-feira, 11 de março de 2020

Polícia Federal realiza operação e prende servidores públicos no MA

APolícia Federal do Maranhão, com apoio da Delegacia de Combate aos Crimes contra o Patrimônio, realizou nesta quarta-feira (11), a operação “CANAFÍSTULA”, que teve como finalidade repressão das ações delitivas, cometidas por servidores públicos do órgão ambiental do Maranhão, em conjunto com engenheiros florestais.
As investigações tiveram como objetivo apurar a aprovação de Planos de Manejo Florestais destinados a exploração de madeira, eles visavam acobertar a exploração ilícita de madeira em áreas de proteção federal, como as terras indígenas e na Reserva Biológica Gurupi.
Na realização da operação, foram cumpridos 20 mandados de busca a apreensão que foram expedidos pela 8° Vara Federal do Maranhão. Foram realizados também, 32 interrogatórios nas cidades de São Luís, São José de Ribamar, Buriticupu, Presidente Médici, Centro Novo, Chapadinha, Imperatriz, Balsas, bem como nas cidades de Belém e Paragominas no Estado do Pará.
De acordo com os laudos periciais, os dados ambientais são em torno de 148.258,90 m³ em toras de madeiras extraídas ilicitamente. O prejuízo foi calculado em aproximadamente R$ 33.000.000,00.
Todos os responsáveis foram indiciados pelos crimes de falsificação de documento público, inserção de dados falsos em sistema de formação e associação criminosa. Eles também irão responder por crimes ambientais.
Polícia Federal concedeu entrevista coletiva e deu detalhes sobre a Operação Canafístula no Maranhão — Foto: TV Mirante
CONIVÊNCIA DE SERVIDORES
Em coletiva realizada nesta quarta (11), a Polícia Federal informou que empresários beneficiados com desmatamento ilegal no Maranhão obtiveram objetos fraudados com a conivência de pessoas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA).
A informação foi dada pela superintendente da PF no Maranhão, Cassandra Parazi, após a “Operação Canafístula”, sobre crimes realizados por servidores da SEMA, junto com particulares e engenheiros florestais. “Provas muito robustas comprovaram as fraudes”afirmou a superintendente.
Sobre as acusações da PF, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, informou apenas que vai cooperar com todas as investigações, sempre que necessário, e que não foi procurada pela Polícia Federal a respeito da operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário