.

.
.

quarta-feira, 4 de março de 2020

São Paulo tem terceiro paciente com teste positivo para coronavírus


O Brasil tem agora três casos do
novo coronavírus (SARS-CoV2), após mais um paciente testar positivo na cidade de São Paulo, nesta quarta-feira (4).
Assim como os anteriores, o novo caso é importado. O teste inicial foi feito no laboratório Fleury, na capital paulista, e confirmado por contraprova no
Instituto Adolfo Lutz, que é o laboratório de referência do estado.
Com isso, a rede Fleury também passa a ser credenciada pelo Ministério da Saúde para confirmar diagnósticos de infecção pelo novo coronavírus, assim como o Hospital Israelita Albert Einstein.
Além deste terceiro paciente, o Ministério da Saúde aguarda a análise da contraprova de mais um caso que testou positivo para SARS-CoV2.

Não há detalhes sobre eventual histórico de viagem da pessoa ou contatos com doentes pelo coronavírus. O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, participará da entrevista coletiva com a divulgação do balanço oficial de casos de coronavírus no país, às 17h de hoje.
Um quinto caso, na Bahia, também está sob investigação mais detalhada.
Os dois casos anteriores — um homem de 61 anos e outro de 32 — haviam viajado à Itália e apresentaram sintomas da doença ao retornar para São Paulo. Eles permanecem em isolamento residencial, já que o quadro de saúde evolui bem.

Até ontem, o Ministério da Saúde monitorava
488 casos suspeitos de covid-19. Outros 290 tinham sido descartados.
O
SARS-CoV2 já foi registrado em 77 países e infectou mais de 93 mil pessoas, dentre estas, 3.199 morreram.
No Brasil ainda não há registro de transmissão local do vírus, diferentemente do que ocorre na
China, Europa e Estados Unidos.
A partir de agora, as autoridades de saúde do Brasil esperam um aumento considerável das suspeitas de covid-19, tendo em vista o grande fluxo de pessoas procedentes dos países apontados pelo ministério — China, Itália, Espanha, França, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário