.

.
.

sábado, 13 de junho de 2020

DEVASTAÇÃO PELO GAFANHOTO; O DIA DO SENHOR


O livro de Joel, apesar de muito tempo que foi escrito, continua atual, a exemplo de toda a bíblia sagrada.
Paz seja convosco!

“Palavra do Senhor que foi dirigida a Joel, filho de Petuel. Fazei sobre isto uma narração a vossos filhos, a seus filhos, e os filhos destes, à outra geração. O que ficou da lagarta, o comeu o gafanhoto, e o que ficou do gafanhoto, o comeu a locusta, e o que ficou da locusta, o comeu o pulgão”.  Joel Cap. 1, Ver. 1º, 3º-4º. 

A mensagem do Profeta Joel, é muito pertinente para os nossos dias, pois esta geração enfrentou dias muito mais difíceis do que a nossa. Temos muitas poucas informações acerca da vida e história do homem de Deus. Logo no versículo 1º, temos a única informação que se tem sobre a pessoa do Profeta, “Joel filho de Petuel” (1.1). Além disso, não existe qualquer registro que permita saber quando ou onde Joel viveu, onde nasceu, qual a sua idade e atividade. Segundo estudos, Joel pregou em uma época posterior ao exílio na Babilônia, talvez por volta de 400 a.C. É notório o clamor aos anciãos, e aos moradores da terra, no versículo de número 2, deste mesmo capítulo. O que se entende, que na época do mensageiro de Deus, era um período dominado pelos anciãos, eles detinham o poder para governar, administrar e decidir acerca do destino da nação. Não há no livro nenhuma referência a monarquia. 
No versículo 3, o autor chama a atenção para que todos relatem a seus descendentes, acerca dos acontecimentos presentes, para que os mesmos não perdessem o seu temor em relação ao Deus todo poderoso, e não venham passar pela presente agonia no futuro. A revelação de Deus nos acontecimentos históricos, é uma característica distintiva da fé dos israelitas. Por causa disso, o povo devia recordar e transmitir às gerações seguintes os fatos em que havia se manifestado de um modo especial o amor e o poder do Senhor, como o êxodo do Egito e a entrada na Terra Prometida. No entanto o que se há de recordar e transmitir agora será uma terrível praga de gafanhotos, isto é, não um ato de salvação, mas de juízo, para que sirva de advertência às gerações futuras. Nos nossos dias, estamos passando por um momento de pandemia, e nesta hora, precisamos também refletir, pois uma parte da nossa geração perdeu o respeito por Deus e a Igreja. E se dedicou a combater o que a Bíblia ensina, trocando os valores, colocando o errado como certo, e o certo como o errado. Inclusive zombando do Senhor. Este momento de Coronavírus é um alerta para a humanidade, se voltar mais para Jesus e praticar as escrituras sagradas. 
No versículo 4, fica claro a ruína que aquela localidade vivia naquele momento, pois as pragas foram se sucedendo; primeiro as lagartas, depois os gafanhotos, a locusta e o pulgão. De tal maneira, que não sobrou nada para comer, o cenário era de fome e desolação. Talvez, lhe chame atenção as palavras Locusta e Pulgão, pois o texto encerra citando estes dois tipos de insetos, que terminaram de consumir tudo. Locusta: Era uma espécie de gafanhoto, só que bem maior que os demais, eram conhecidos por destruir grandes plantações, já o Pulgão: são pequenos insetos sugadores de seiva elaborada, e que prejudicam os cultivos, não apenas pela sucção de seiva, mas pela inoculação de toxinas e transmissão de viroses, esta última sendo o dano mais sério. Joel descreve a dramaticidade do momento presente de sua geração, uma terrível praga de gafanhotos atingiu o País, como um exército bem treinado, e não sobrou sequer um fiapo de vegetação depois que eles passaram em sucessivos ataques devorando a tudo (Joel Cap. 1, Ver. 4, 6-7). Mas ainda não terminou, pois ao ataque dos gafanhotos segue uma seca muito grande, que deixa pessoas e animais sem água nem alimento. A situação torna-se, enfim, extremamente crítica a ponto de até o Culto no templo ser afetado. Isto te lembra alguma coisa? Estamos vivendo tempos de dificuldade financeira, as economias estão abaladas, isolamento social e até os Cultos das nossas Igrejas foram afetados, por conta do Coronavírus.
Este é o tempo do povo de Deus se levantar em oração, e clamar ao Deus todo poderoso, que pode nos tirar desta desolação. Tempo de reflexão, pois a humanidade precisa se voltar para Ele e exaltá-lo de geração em geração, por todos os séculos, e para todo o sempre. Joel tem uma participação muito importante na história escatológica bíblica, pois foi ele quem anunciou, inspirado pelo Espírito do Senhor, o final dos tempos e nós já estamos vivendo esse último período da história humana. Continue ligado no Blog, que trataremos deste assunto relevante em outro momento especial. Mas, não se esqueça, Jesus Cristo já levou sobre si, e sobre a cruz, todos os nossos pecados, transgressões e iniquidades. Volte-se para Cristo hoje mesmo.
Que Deus te abençoe com esta mensagem, pois ela foi escrita com muita dedicação e carinho, procurando atende a inspiração do Senhor Espírito Santo.

Pastor Júnior Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário