sexta-feira, 5 de junho de 2020

Em plena pandemia UBS de Graça Aranha encontra-se abandonada

Vereadores Ruzevel Oliveira e Railson Soares

É gritante o atendimento em saúde no município de Graça Aranha. Denuncias feitas pela população e verificada in loco pelos vereadores Railson Soares e Ruzevel de Oliveira comprovam que o atendimento está aquém da expectativa do povo, deixando muito a desejar, inclusive no atendimento básico de pacientes.
Nessa sexta-feira (05), os dois representantes do povo se dirigiram ao povoado Santa Luzia das Matas depois de terem  recebido denúncia de que a Unidade Básica de Saúde daquela localidade encontrava-se fechada e sem oferecer condições dignas de atendimento à comunidade. Na visita, os edis comprovaram  que a unidade de saúde encontra-se abandonada há anos, ou seja, desde 2016, ano em que foi construída. De portas batidas e envolta de muito mato, a unidade aparenta está há muito tempo fechada, sem oferecer os devidos serviços médicos que os moradores tanto necessitam.
O que mais impressionou aos dois vereadores, que, inclusive, estão atrás de uma responta querente, é por que ela se encontra fechada em plena pandemia do coronavírus, momento em que o país se empenha o máximo possível para frear os avanços da doença, presente hoje em todos os recantos.
Conforme informações dos dois representantes do povo, não é muito de estranhar o descaso com a saúde pública, já que o próprio secretário de Saúde nem se quer mora no município, mas em Teresina, onde estaria trabalhando no centro de saúde Itacor, possivelmente na área de recursos humanos. Com sua ausência constante na cidade, a população não tem a quem recorrer quando os problemas surgem, principalmente de forma inesperada.
Semana passada, os mesmos vereadores fizeram uma visita rápida ao hospital da cidade com o intuito de fiscalizar o atendimento aos pacientes com covid-19. O que ficou constatado é que o hospital não reúne as mínimas condições para atender os pacientes infectados pela doença. O que se cobra é que ao menos os recursos que estão sendo enviados pelo Governo Federal para combater o novo coronavírus, seja realmente empregados em favor do povo. 

Um comentário: