domingo, 8 de janeiro de 2023

Morre Roberto Dinamite, maior artilheiro do Vasco, aos 68 anos

 


Roberto Dinamite , um dos maiores ídolos da história do Vasco da Gama, morreu hoje, aos 68 anos. Ele tratava um câncer de intestino desde janeiro de 2022. Em agosto do ano passado, Dinamite ficou duas semanas internado no hospital e precisou passar por uma cirurgia no intestino.

Sua última postagem no perfil no Instagram foi uma despedida ao Rei Pelé em que dizia ter "orgulho de ter conhecido". Dinamite estava visivelmente mais magro por conta da doença e chegou a publicar fotos e vídeos ao lado dos familiares no Natal. 

Maior artilheiro do Vasco com 702 gols e da história do Campeonato Brasileiro com 190 gols, Dinamite jogou por Barcelona, Portuguesa e Campo Grande. Pela seleção brasileira, fez 38 jogos e 20 gols.

Em 2008, Roberto Dinamite assumiu a presidência do Vasco e foi reeleito em 2011.

Em 1992, Dinamite se arriscou na política e foi eleito vereador do Rio de Janeiro pelo PSDB. Em 1994, foi eleito deputado estadual e depois reeleito por mais quatro mandatos. 

Nas redes sociais, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, se despediu do ídolo. "Meu ídolo desde criança. O cara que me fez viver as primeiras emoções c meu Vascão. Um ser humano generoso e amigo. Vai em paz Dinamite. Obrigado por todos os momentos de alegria q você me proporcionou. Meus sentimentos aos familiares, amigos e a legião de fãs desse craque!", escreveu. 

Por meio de uma nota oficial, o Vasco lamentou a morte do ídolo.

"O Vasco da Gama comunica com inestimável pesar o falecimento do maior ídolo da história do clube, Carlos Roberto de Oliveira, o Dinamite, aos 68 anos em decorrência a um câncer no intestino.

Natural da cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Roberto Dinamite demonstrou intimidade com a bola logo na infância e chegou ao Vasco da Gama, ainda nas categorias de base, no ano de 1969. Três anos depois, o então “Calu” (como era conhecido desde as partidas que disputava ainda no seu bairro de nascença) chegou aos profissionais do Gigante. No dia 14 de novembro de 1971, em um confronto contra o Bahia pelo Campeonato Brasileiro, o jovem de dezessete anos fez, pela primeira vez, aquilo que vira a repetir em outras 1109 oportunidades.

Não demorou muito para que a torcida vascaína o visse explodir. No dia 25 de novembro, contra o Internacional, no Maracanã, Roberto venceu adversários com facilidade e marcou o seu primeiro gol como profissional pelo clube. Uma verdadeira explosão, como destacou o Jornal dos Sports, e que se repetiu por outras 707 vezes. Roberto então virou um símbolo de Vasco da Gama. Gerações foram criadas considerando uma verdadeira simbiose entre os dois. 

O Roberto era Vasco. O Vasco era Roberto. Em 1974, Dinamite foi o verdadeiro ponto de arranque rumo ao primeiro título de Campeonato Brasileiro do Clube, sendo o artilheiro da competição com 16 gols marcados. Nos anos seguintes, a consagração com artilharias nacionais e estaduais. Além das convocações para as Copas do Mundo de 1978 e 1982. Na primeira oportunidade, Roberto foi o artilheiro da Seleção Brasileira no mundial.

No início da década de 80, Roberto Dinamite deixou o Vasco da Gama rumo ao Barcelona (ESP). Mas a separação durou apenas três meses e logo o artilheiro estava de volta à Colina. E não demorou muito para que ele voltasse a explodir em festa a torcida. Em um jogo contra o Corinthians, no Maracanã, Dinamite marcou cinco gols na vitória cruzmaltina por 5 a 2.

Foram mais 12 anos de Vasco da Gama, sendo nove ininterruptos, somatizando títulos; artilharia; e cultivando um amor e uma gratidão gigantesca. Até a sua aposentadoria e despedida dos gramados, em 1992.

Em 2008, Roberto Dinamite foi eleito Presidente do Vasco da Gama e reeleito em 2011. Ao longo deste período, o Clube conquistou a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário