segunda-feira, 26 de novembro de 2012

2014: pesquisa aponta vitória de Flavio Dino no 1º turno, mas ainda é cedo

  Luís Cardoso

Flávio Dino, presidente da Embratur
O instituto Amostragem, com sede em Teresina (PI), que tem trabalhado para o PCdoB maranhense, acaba de tira do forno uma pesquisa eleitoral para 2014, faltando quase dois anos da sucessão estadual.
Pelos números do levantamento realizado entre os dias 15 a 17 deste mês, ouvindo 1.300 pessoas em 40 municípios, o presidente da Embratur ganharia no primeiro turno se a eleição de 2014 fosse hoje, no cenário estimulado. Na espontânea, ele aparece com 17%, contra 9,38% para Roseana (que não é candidata), 1,62% para Luis Fernando e 1,38 dados para o ministro Lobão.
Nos cenários da pesquisa estimulada envolvendo so nomes de Luis Fernando, Lobão, João Alberto e Gastão, Dino ganharia com folga, conforme o instituto.
Os números do Amostragem apontam ainda Lobão com o maior índice de rejeição 38,38% ;  João Alberto com 25,54%; Gastão Vieira 24,77%; Luís Fernando  20,77% e Flávio Dino, 12,62%.
Ocorre, porém, que o instituto Amostragem não tem lá  essas bagagens de credibiolidade nas consultas que tem feito no Piauí e no Maranhão.
Nesta última eleição, por exemplo, teve um série de contratempos nada favoráveis. Pesquisador e um supervisor chegaram a ser agredidos em São João do Piauí, onde estavam fazendo pesquisas de intenções de voto 
O  proprietário da empresa, João Batista Teles, não deu maiores explicações ao fato, mas os eleitores piauenses ainda andam desconfiados  com os métodos e resultados do instituto.
Ainda neste ano, o  promotor de Justiça da 5ª Zona Eleitoral do Piauí,  Rodrigo Roppi de Oliveira, pediu à Polícia Federal que fosse investigado suposto crime eleitoral praticado pelo Amostragem.
 
O promotor recebeu denúncias e deu parecer constantando que na última pesquisa em Parnaíba houve alteração da classe social, com a classe baixa sendo alvo das consultas em 70%. A média abaixa, em outro momento, chegou a cair para 20% do total de entrevistados. Ou seja, havia sinais de que a pesquisa estava sendo feita ao gosto do freguês.
 
A pesquisa para a eleição de governador que vai ac0ntecer somente em 2014, serve agora para fortalecer o nome do presidente da Embratur no Maranhão e junto ao Governo Federal, além de ampliar leques de apoio ou até atrair desde já aqueles que não sabem verdadeiramente de que lado estão.  É uma isca. Morde o peixe mais faminto ou apressado.
 
Se os números não forem  manipulados ou se o instituto não estiver sendo fiel ao seu parceiro político, Flávio Dino está bem na fita.
 
Mas não podemos esquecer exemplos mais recentes dos que largaram na frente (José Serra, até contra Dilma, Tadeu Palácio e Castelo agora em 2012, Roseana contra Jackson) e terminaram na reta final como cavalos paraguaios

2 comentários:

  1. O secretário Antonio Joaquim dar entrevista ao programa Tuntum News


    Postado por Tuntum News às 21:46




    O secretário municipal de finanças Antônio Joaquim Neto o Tontonho foi a radio Nova Esperança hoje no programa Tuntum News deste blogueiro, que passa às 12 horas, para conceder uma entrevista, onde falou sobre o momento da administração do município.
    A entrevista teve inicio com uma pergunta sobre salários e o secretário respondeu que neste momento todos os concursados estão em dia, que não há funcionário concursado com salario atrasado, disse ainda que alguns contratados estão com poucos dias de atraso, ressaltando que até o dia 12 de dezembro colocará todos em dia. Antônio Joaquim disse o prefeito Chico Cunha irá pagar a todos os funcionários e credores, que não é intenção do prefeito sai do mandato devendo a ninguém. Ele falou também que vai pagar o abono dos magistrados. Quando foi perguntado sobre a situação do município, onde algumas pessoas dizem que está sucateado, ele foi taxativo em dizer que é só olhar em volta e vê as obras do prefeito como um mercado de alto nível, 5 escolas de primeira qualidade, 2 creches, postos de saúde, ginásios poli esportivos, campos de futebol, centenas de quilômetros de estradas, a aquisição de 12 novos ônibus escolares, 2 lanchas para transporte escolares, 5 novas ambulâncias, um aterro sanitário dentro de todos os padrões estabelecidos pelas leis ambientais com 2 caminhões para coleta de lixo. Antônio Joaquim salientou que com tudo isso o município não pode está sucateado.
    Ele lembrou ainda uma grande conquista do funcionalismo publico municipal, que foi realização do prefeito Chico Cunha que foi a lei de Cargos, Carreira e Salários.
    O secretário finalizou a entrevista garantindo que todos os salários vão ser pagos e que o Chico Cunha não irá ficar devendo a ninguém, lembrando que o mandato vai até o dia 31 de dezembro.
    UM ABRAÇÃO LOBÃO.

    ResponderExcluir
  2. Polícia descobre que vereador Paulinho Bandeira tramou a morte de Aldo AndradePolítica 27-11-2012 às 12:03 Comente

    O deputado Rigo Teles (PV) ocupou a tribuna da Assembleia para parabenizar o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, o delegado regional Alessandro Passos Dias e toda a equipe de policiais civis e militares que contribuíram na elucidação dos covardes assassinatos do vereador Aldo Andrade (PSDC) e do borracheiro Almir, ocorridos no dia 22 de setembro em Barra do Corda, na região Central do Maranhão.

    Deputado Rigo Teles (PV)
    O parlamentar destacou que depois de apenas dois meses e um dia de brilhantes investigações e muita dedicação, o delegado Alessandro Passo Dias, titular da regional de Barra do Corda anunciou, na última sexta-feira (23), durante entrevista coletiva, que chegou ao fim a apuração do inquérito cível que investigava os assassinatos do vereador e do microempresário.

    Durante a entrevista, o delegado Alessandro Passos agradeceu a participação dos delegados auxiliares Marconi Caldas, Felipe Pontes e toda sua equipe de investigadores. Depois das investigações, foram presos os suspeitos identificados por Jadson, Jonas e James, integrantes do denominado ‘Consórcio Macabro’. Ambos foram recolhidos para a Penitenciária Agrícola de Pedrinhas, onde aguardam julgamento.

    Rigo Teles informou que o crime que foi transformado por seus adversários em político, mas foi motivado por questão de disputa por terras na zona urbana de Barra do Corda. Segundo ele, as terras pertenciam ao governo do Estado, mas foi ‘fabricado’ um documento ‘esquentado’ e reconhecido pelo cartório da cidade de Buriti Bravo, que será investigado pela Corregedoria Geral de Justiça, a seu pedido ao corregedor Cleones Cunha.

    Depois de concluído pela Polícia Civil, o inquérito foi encaminhado ao promotor de Barra do Corda, Jorge Luis Ribeiro de Araújo. Após receber parecer do Ministério Público Estadual (MPE), o inquérito será apreciado pelo juiz da Comarca de de Barra do Corda, Doutor João Pereira Neto. ‘Tenho certeza que a justiça será feita e os culpados irão para a cadeia’, disse Rigo.

    ‘esquentar’ a documentação do terreno, avaliado em R$ 20 milhões, em Buriti Bravo, foi iniciada pelo contador e vereador eleito em Barra do Corda, Paulinho Bandeira, e pelo suplente de vereador Wilson Silva. Ambos foram indiciados no inquérito do Caso Aldo Andrade.
    o vereador Paulinho Bandeira, o principal acusado de mandar matar o ex-vereador. Tenho certeza que nenhum desembargador concederá habeas corpus para pára os envolvidos na trama que ceifou a vida de Aldo Andrade e do microempresário Almir.
    Ficou provado que a aeronave usada para jogar os panfletos e transportar os acusados do crime para São Luís seria das empresas Bem Viver ou AME, de propriedade do deputado Antônio Pereira (DEM), ou de alguém ligado ao parlamentar. Como Antonio Pereira pediu a elucidação do caso, espero que agora ele também cobre a punição exemplar dos culpados pelos bárbaros crimes que abalaram a sociedade de Barra do Corda’, concluiu Rigo.

    ResponderExcluir