.

.
.

sábado, 17 de novembro de 2012

Ricardo Murad pode ser governador do Maranhão? Pode, sim


Blog do Luís Cardoso
 
Ricardo Murad retornará ao cargo de deputado
Para algums pessoas que frequentam a sede do Legislativo e até mesmo aos funcionários daquela Casa, tem sido estranha a constante presença do secretário de Saúde no prédio do sítio do Rangedor, nestes últimos dias.
Não há nada de errado, acredito. Pois ele é deputado licenciado e foi eleito vice-presidente na chapa encabeçada pelo presidente Arnaldo Melo.
Então, natural que se prepare para assumir o cargo no início do próximo ano e deixe a Secretaria de Estado da Saúde nas mãos de Márcio Leite, seu escudeiro fiel. Ou seja: nada mudará, na Saúde, é claro.
Agora, o que as pessoas estão mperguntando ao blog é se Ricardo Murad pode ser governador levando-se em conta que sua cunhada está no exercício do cargo.
Pode, sim, em uma circunstância pouco ou quase provável. Para que Murad seja governador, Roseana Sarney teria que renunciar ao cargo, assim como Arnaldo Melo a presidência da Assembleia Legislativa.
Para qure isto ocorra, os advogados da governadora teriam que ser convencidos da cassação do mandato dela pelo STF, no que poucos acreditam, e Arnaldo Melo aceitar como compensção um mandato vitalício de conselheiro do TCE, com a perspectiva de ser eleito o presidente do Tribunal de Contas.
Como a legislação ordena que em caso da cassação no próximo ano (ainda acho pouco provável) a eleição do governador será feita pela Assembleia Legislativa, qualquer cidadão poderá ser candidato em um colégio eleitoral de 42 membros.
Neste caso, Murad tem amplas chances de ser o substituto de Roseana até fo final deste mandato. Com um detalhe: sem direito a reeleição, conforme informaram ao blog dois davogados especializados em direito eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário