.

.
.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

As metas mínimas da educação pública municipal de Tuntum foram lançadas


Dr. Tema ao centro lança as metas mínimas da educação para o seu próximo mandato.
(*) Emerson Araújo
O novo prefeito eleito Dr. Cleomar Tema  assumiu a responsabilidade de transformar a educação pública municipal de Tuntum, que já vem num crescendo,  na sua gestão, trazendo a tônica das metas a serem atingidas e dos desempenhos concretos a serem obtidos na estrutura da mesma.

Conclamando a todos para fazer uma verdadeira revolução na educação de Tuntum, Dr. Tema tem ouvido algumas lideranças educacionais da cidade e repassado a elas a necessidade de mudar o perfil do ensino- aprendizagem municipal com ações coordenadas e planejadas pela Secretaria Municipal de Educação e a contribuição dos educadores, das outras secretarias, das famílias e da sociedade civil do município   a partir de Janeiro próximo vindouro com o intuito de qualificar definitivamente os aspectos pedagógicos do ensino tuntunense.

Dr. Tema, ao eleger a educação pública municipal como prioridade incondicional no seu governo, sai na frente em relação a outros gestores eleitos no último dia 07 de outubro próximo passado no Maranhão e finca as bases para uma melhoria no sistema de aprendizagem de Tuntum com repercussões dentro e fora do Estado.

Ler interpretando, escrever articulando as idéias e  executar as quatro operações na matemática como código para entendimento das novas demandas no mundo do trabalho podem parecer metas mínimas para uma educação que perdeu o foco no conteúdo, mas não é, na medida que se buscará envolver outros componentes curriculares, também de relevância tais como história, geografia, ciências e cidadania. Dr. Tema, ao estabelecer estas metas mínimas para educação pública no seu próximo governo, na restam dúvidas, mostra o seu envolvimento pessoal e doutrinário para uma educação de resultados satisfatórios em curto e médio prazos.

Nesta reflexão, também, é necessário dizer  que existem ainda alguns problemas de gestão educacional, não  privilégio somente de Tuntum,  que precisam ser corrigidos para se concretizar as metas mínimas a serem alcançadas tais como: cumprimento do calendário escolar posto pela LDB, transporte escolar, qualificação dos profissionais envolvidos nas escolas, formação continuada, planejamento pedagógico mensal  e o comprometimento de gestores escolares acima da média. Mas isso será resolvido pelo empenho pessoal do novo prefeito eleito.

 Dr. Tema na sua visão de educação nova e revolucionária também deverá manter os programas federais em parceria com o município como forma de aparelhar a educação de Tuntum de materiais e financiamentos  para projetos como Reforço Escolar no contra turno e outros além de fortalecer e profissionalizar o Conselho Municipal de Educação - CME  para continuar organizando juridicamente o sistema de educação da cidade, como também,  fiscalizar, sugerir e acompanhar as ações e metas postas. 

Para finalizar, as metas mínimas  da educação municipal lançadas pelo Dr. Tema deverão ser acompanhadas por técnicos abalizados e que tenham conhecimento profundo na estrutura dos programas federais  de educação hoje executados pelo município e com conhecimento que vão além do pedagógico para que as metas sejam atingidas em curto prazo de tempo. E nisso o Dr. Tema tem de sobra a sua disposição,  basta colocar as pessoas certas nos lugares certos na educação municipal.

(*) Emerson Araújo é especialista em educação profissional.

8 comentários:

  1. meus amigos isso é conversa pra boi dormir.
    O municipio nao tem a minima condiçao de se tocar sem ajuda do estado!!!

    ResponderExcluir
  2. Falta de conhecimento é uma desgraça. A educação municipal tem verbas próprias vindo do governo federal.

    ResponderExcluir
  3. é de grande importancia saber que a educação é meta de um municipio carente de educação como tuntum, não somente ele, mas também varios do estado. é também de suma importancia uma equipe que saiba trabalhar e que tenha capacidade proficional e novas ideias para amenizar esse decifit educaciona. espero imensamente que o prefeito eleito saiba enchergar tais requisitos.e um bom nome para tal secretario de educação seria justamente o autor do mesmo artigo.

    ResponderExcluir
  4. SÃO OS POSSÍVEIS NOMES PARA COMPOR AS SEC.
    Finanças – Mauricio “indicação do Dr Carlos SEABRA”
    Saúde - Marcos Bar “premio de consolação”
    Administração - ZEZÉ
    EDUCAÇÃO - UM TRIO - Du Reis, Mazinha e ....
    Obras - Kleber “ Irmão e por sua Formação ”
    Chefe de Gab. Alan “por te saído do 11”
    Sec. Da Mulher – Marly Batista “consideração pelo eterno Joãozinho”
    Cultura – Lindomar “entende tudo de festas”
    Meio Ambiente – Filho Moreira – “Formação o Primário”
    Agricultura – Dora ou Genilsin “Os Pula Pulas”
    Esporte – Indicação do Alan
    Articulação Política – Josinaldo amigo pessoal do Tema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E difícil!Sorte se o Genilson ficar,pq ele pelo menos tem um curso superior,e o Dora analfabeto. Dr.Tema a situação é complicada.

      Excluir
    2. Deusimar eu sei que vc não é obrigado publicar comentários de ninguém,mas vc não tem o direito de cortar pela metade ncomo fez com meu comentário acima,infelizmente vcs tem que da satisfação para o patrão.

      Excluir
  5. Nada mais justo do q o Alan assumir a chefia de gabinete e também indicar o sec.de esportes,pois o mesmo,mostrou muita força ao reeleger sua esposa ao cargo de vereadora.E Outra coisa,o Alan nunca foi 11.

    ResponderExcluir