.

.
.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Tuntum é agraciado com o Programa Mais Médicos


Em contato com os blogs Bate Tuntum e blog do Lobão no final da tarde de ontem(21) o Prefeito Municipal  Dr. Cleomar Tema informou que o município foi agraciado com dois médicos cubanos do Programa Mais Médicos para a atenção básica a saúde.

Tema traz o Mais Médicos para Tuntum
Dr. Tema, afirmou,   que os médicos cubanos já estão no Brasil e passam por um período de adaptação e formação em Brasília e residirão em Tuntum a partir de novembro.

Em contato com o Secretário de Saúde Marcos Carvalho, já noite desta  segunda-feira(21), o Bate Tuntum colheu mais informações sobre a  chegada dos médicos cubanos a cidade a partir de novembro próximo. Ele afirmou que o sistema básico de saúde de Tuntum solicitou junto ao Programa Mais Médicos do Governo Federal, inicialmente,  06 médicos para atuarem na atenção básica a saúde(PSF), mas como a maioria das grandes cidades maranhenses, o programa está disponibilizando, neste momento, apenas 02 médicos para o município para atuarem nos Povoados do Belém e São Joaquim dos Melos, o restante dos médicos solicitados virão numa outra etapa futura,  disse o secretário.

A filosofia do Mais Médicos  

Marcos Carvalho enfatizou o empenho pessoal do Prefeito Cleomar Tema em resolver as dificuldades  da atenção básica a saúde de Tuntum no tocante  as dificuldades da contratação de médicos brasileiros. O Programa Mais Médicos nasceu justamente com a filosofia de resolver esta questão, já que os profissionais inseridos no projeto passarão a residir no tempo mínimo de 03 anos nas comunidades que serão atendidas, enfatizou o dirigente da saúde municipal.

Cuba e a medicina humanitária

Os médicos cubanos que passarão a atender  em Tuntum,  a partir de novembro,  fazem parte de uma escola de medicina humanitária que tem sido reconhecida pelos organismos internacionais(ONU, OMS e outros) por apresentar  índices de sucesso no tratamento de várias patologias, por aplicar  as práticas  médicas  preventivas com foco na família, além de contribuir com as sanitárias de saúde pública e coletiva.
Marcos Carvalho e o Mais Médicos

O Programa Mais Médicos e a desoneração financeira do município com a atenção básica a saúde  

O  Prefeito Cleomar Tema e o Secretário de Saúde  Marcos Carvalho ao falarem ao Bate Tuntum foram enfáticos ao afirmarem que a adesão do município ao Programa Mais Médicos trouxe uma outra vantagem para a gestão da saúde municipal, ou seja, a financeira, enquanto a cidade recebia a quantia de R$ 10.694,00 do PSF para pagar médico, enfermeiro, agente e o restante da equipe do programa,  o que provocava o desequilíbrio nas contas da saúde, mensalmente, agora com adesão ao mais médicos, a responsabilidade com o pagamento do profissional de medicina  fica a cargo  do Ministério da Saúde  a saúde local passa a perceber R$ 4.632,00 para bancar o restante das despesas com o restante da equipe. Uma outra vantagem para o município, reafirmaram os gestores.

Dr. Tema e o compromisso com a atenção básica a saúde

Não restam dúvidas que a chegada a Tuntum dos  dois médicos cubanos,  a partir de novembro,  demonstra as preocupações do Prefeito Municipal Dr. Cleomar Tema com a saúde da população mais pobre e mais distante da sede do município. Médico com foco no atendimento humanitário, Dr. Tema traz o Mais Médicos para Tuntum movido, também, pelo amor constante que tem com o seu povo. 

Do Bate Tuntum 

Um comentário:

  1. Coitados... vcs acham mesmo que o mais médicos é programa de saúde pública?? vamos estudar realmente o que está acontecendo no país, vamos sair da frente do Jornal Nacional e Globo.com.... imprensa brasileira quando não é omissa é burra mesmo, por preguiça de ler e pesquisar...

    ResponderExcluir