.

.
.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Lula e Dilma se afastam de Sarney e vão apoiar Flávio Dino no Maranhão

Share ButtonO Estado de S.Paulo 
Depois de prestigiar o poder do clã Sarney na política nacional e manter uma relação próxima nestes últimos 11 anos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff acertaram uma “traição cirúrgica” ao senador José Sarney e a sua família, que comandam o Maranhão há 50 anos.
Dilma com LulaEm reunião no Alvorada na quinta-feira passada, os coordenadores da campanha pela reeleição de Dilma concluíram que chegou a hora de o governo apoiar a eleição de Flávio Dino (PC do B) no Estado e garantir um palanque forte para a presidente no Maranhão. O presidente do PT, Rui Falcão, foi contra, mas foi voto vencido.
A própria dinâmica da política local guiou a decisão do grupo formado pelos ministros Aloizio Mercadante, o marqueteiro João Santana, o ex-ministro Franklin Martins, o presidente do PT, Rui Falcão, além de Lula e Dilma. A atual governadora, Roseana Sarney (PMDB), que está em seu segundo mandato consecutivo, não poderá concorrer. O escolhido da família é o secretário de Infraestrutura do Estado, Luís Fernando Silva, que não está bem posicionado nas pesquisas eleitorais. Um palanque patrocinado pelos Sarney, na avaliação do grupo, seria contraproducente. O apoio a Dino poderá interditar, ainda, qualquer costura local do PC do B com o PSB para franquear palanque à dupla Eduardo Campos-Marina Silva.
O cenário é ruim para Roseana e para a reprodução do apoio do Planalto à governadora. Ela enfrenta problemas na disputa pela única vaga ao Senado em 2014. Seu principal adversário ao cargo, o vice-prefeito de São Luís, que é do PSB, está à frente nas pesquisas. Além disso, se Roseana deixar o governo para concorrer ao Senado em 2014, o vice-governador Washington Luiz Oliveira, do PT, assume o Estado. O clã Sarney considera que Washington não é completamente alinhado com a família e teme que ele não trabalhe com afinco para ajudar a eleger o escolhido para suceder à governadora.
O PT do Maranhão, por sua vez, está em crise desde 2010, porque foi obrigado a apoiar a reeleição de Roseana, quando queria se aliar a Flávio Dino. Houve intervenção de Lula no PT local e isso acabou enfraquecendo o partido, que perdeu muitos de seus integrantes.
Além disso, neste momento, o próprio PC do B está cobrando o Planalto que abra espaço para o nome de Dino porque o partido é um aliado tradicional do governo e tem no Maranhão o único Estado capaz de eleger um governador. Dino, que hoje preside a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), pode articular um palanque para o PSB ou PSDB no Estado se for rifado pelos petistas.
Colateral. O descolamento de Dilma e Lula de Sarney será, no entanto, cuidadosamente planejado para não produzir efeitos colaterais indesejados na aliança PT-PMDB em outros Estados. A ideia é circunscrever o rompimento ao Maranhão. Lula está disposto, por exemplo, a dar apoio a Sarney se quiser tentar a reeleição pelo Amapá.

Um comentário:

  1. Prezado, desconsidera meu comentário anterior.

    Estou enviando alguns dados a respeito do Projeto Bandeirantes, executado/implementado pelo então Secretário de Educação Prof. Cabraal Marques. Pro favor, esteja à vontade para publicar ou não. Minha intenção, como estudante da Primeira Turma (1970), é corrigir a confusão, no Cinquentenário do Ginásio Bandeirante comemorado recentemente.
    Estive Presente no discurso de inauguração, proferido pelo Prof. Cabral Marques, não poderia deixar de contribuir para o esclarecimento. A instituição Ginásio Bandeirantes não pode ser confundida com o espaço físico. Assim, estou enviando alguns dados a respeito do Projeto Bandeirantes.

    "MARANHÃO. Secretaria de Estado de Educação. Projeto Bandeirante. São Luís, 1968

    Na elaboração do Projeto Bandeirante, trabalharam os professores Joel Brito
    Barros, Anna Maria Saldanha de Castro Soares e Marilene Bílio de Souza dos
    Santos, à época, integrantes da equipe educacional da Secretaria de Educação. A
    elaboração foi iniciada em 1967 e concluída em 1968, o que explica, por exemplo, a inclusão, já no projeto, dos nomes de 33 cidades escolhidas para a implantação
    inicial dos ginásios. De acordo com uma lista elaborada posteriormente pela Divisão de Coordenação dos Ginásios Bandeirantes, ao invés de 33, foram implantados, em 1968, 35 ginásios. (Dissertação de mestrado Nascimento, E. S.)
    (fonte consultada por Nascimento: MARANHÃO. Secretaria de Estado de Educação. Departamento de Ensino de 2º grau. Divisão de coordenação. Lista de Ginásios Bandeirantes implantados. São Luís, 1974. Mimeografado)."

    Em 1968, foram então instalados 35 ginásios, que acrescentariam o nome da
    cidade contemplada logo a frente da designação “Ginásio Bandeirante”.

    (Fonte: MARANHÃO. Diários oficiais do ano de 1968)

    No início de 1969, era noticiado que mais ginásios seriam implantados no interior do Estado ,Era então a vez das seguintes cidades (22 no total) receberem seus ginásios:

    Em 1970, finalmente, o secundário público maranhense ultrapassou, em número de cursos, o ensino particular. Com a implantação de mais 27 ginásios.
    Em 1970 foram atendidas as seguintes cidades:
    Ginásios Bandeirantes instalados em 1970
    Ginásio instalados - 1970 Documento
    1 Ginásio Bandeirante de Altamira Resolução nº 23/72
    2 Ginásio Bandeirante de Anapurus Resolução nº 31/72
    3 Ginásio Bandeirante de Bom Jardim Resolução nº 04/73
    4 Ginásio Bandeirante de Cajapió Não encontrado
    5 Ginásio Bandeirante de Cajari Resolução nº 24/72
    6 Ginásio Bandeirante de Cantanhede Resolução nº 20/72
    7 Ginásio Bandeirante de Fortaleza dos Nogueiras Não encontrado
    8 Ginásio Bandeirante de Fortuna Resolução nº 25/72
    9 Ginásio Bandeirante de Governador Archer Resolução nº 10/73
    10 Ginásio Bandeirante de João Lisboa Resolução nº 11/73
    11 Ginásio Bandeirante de Joselândia Resolução nº 22/73
    12 Ginásio Bandeirante de Lima Campos Resolução nº 30/72
    13 Ginásio Bandeirante de Luis Domingues Resolução nº 28/72
    14 Ginásio Bandeirante de Magalhães de Almeida Resolução nº 08/73
    15 Ginásio Bandeirante de Mirador Resolução nº 20/73
    16 Ginásio Bandeirante de Montes Altos Resolução nº 03/73
    17 Ginásio Bandeirante de Nina Rodrigues Resolução nº 26/72
    18 Ginásio Bandeirante de Pio XII Não encontrado
    19 Ginásio Bandeirante de Pirapemas Resolução nº 21/73
    20 Ginásio Bandeirante de Presidente Vargas Resolução nº 09/73
    21 Ginásio Bandeirante de Santa Luzia Resolução nº 21/72
    22 Ginásio Bandeirante de Santo Antonio dos Lopes Resolução nº 32/72
    23 Ginásio Bandeirante de São Vicente Ferrer Resolução nº 07/73
    24 Ginásio Bandeirante de Sítio Novo Resolução nº 02/73
    25 Ginásio Bandeirante de Timbiras Resolução nº 05/73
    26 Ginásio Bandeirante de Tuntum Resolução nº 06/73
    27 Ginásio Bandeirante de Zé Doca Resolução nº 23/73
    Fonte: MARANHÃO. Diário Oficial: 1972-1973.


    Bem esteja à vontade para usar as informações

    ResponderExcluir