.

.
.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Maranhão: Mulher fica algemada a cadeira de delegacia por falta de cela feminina

 

Após presa passar semana algemada em Codó, Secretaria de Segurança diz que fará transferência para presídio feminino de São Luís ainda hoje.


Mais um retrato do descaso no sistema penitenciário do Maranhão: uma mulher está há uma semana algemada a uma cadeira no corredor de uma delegacia. E, acredite, não é por falta de vaga na penitenciária.
A mulher foi presa com o marido por tráfico de drogas no dia 19 de fevereiro.

O marido foi levado para uma cela e ela ficou algemada durante uma semana no banco da delegacia porque no lugar não há cela feminina.

Clenúbia de Souza, de 29 anos, passa o dia na mesma posição. Só sai para ir ao banheiro e dorme no chão ou se arruma em cima do banco – sempre algemada.
Nenhuma delegacia da região de Codó – onde a mulher está presa – tem cela para mulheres.
Antes, as presas eram levadas para a cadeia da cidade vizinha de Coroatá – que foi incendiada por presos há um ano e nunca foi recuperada.

"Nós não temos celas femininas em Codó, infelizmente. Nós estamos esperando abrir uma vaga em São Luís, né, para transferir essa senhora para São Luís", diz o delegado Rômulo Vasconcelos.
Mas em São Luís, onde fica o presídio feminino mais perto de Codó, a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária diz que vaga não é problema. A penitenciária que fica no Complexo de Pedrinhas não está superlotada e tem quase 70 vagas disponíveis.
Agora, a Secretaria de Segurança disse que a mulher vai ser transferida ainda nesta quinta-feira (27) para o presídio feminino de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário