sexta-feira, 27 de março de 2015

CÂMARA: Projeto de Lei pode alterar horário de funcionamento do Banco do Brasil em Tuntum


Com a inédita presença de todos os parlamentares, fato que há muito tempo não acontecia, o vereador Josivan Carvalho Bilio, fugindo da sua normalidade polêmica, apresentou hoje (27) um projeto de Lei, que, se aprovado, poderá estabelecer um novo horário de funcionamento de todas as instituições de crédito de Tuntum, especialmente para a agência do Banco do Brasil, que para o vereador as três horas de atendimento diário da agência é insuficiente para atender todas as demandas da população.
O projeto que é resumido apenas em três laudas, não traz muitas especificações técnicas e nem jurídicas, mas somente fundamentações embasadas no anseio popular: "Vem causando prejuízo a quem tem necessidade de atendimento bancário", diz um dos parágrafos. O projeto discorre ainda que na maioria das cidades brasileiras o horário de funcionamento bancário é das 10h as 16h.  Ele sem dúvidas é bem intencionado, mas  carecia de um apoio jurídico mais consistente para está mais fortalecido contra uma possível ação na justiça.
O autor do projeto disse na tribuna que o município tem autonomia para legislar sobre os interesses de seus munícipes. " O município legisla sobre o interesse da comunidade", disse. Se depender da simpatia dos demais vereadores, tudo indica que ele será aprovado por unanimidade.
Para o secretario de Articulação Política e Governo, Josinaldo Bilio, caso o projeto seja aprovado depois do estágio de tramitação na Casa, o prefeito não irá sancioná-lo de imediato, mas sim consultar a assessoria jurídica da prefeitura quanto a sua constitucionalidade. Bilio ainda disse que o atual horário de atendimento é uma resolução do Banco Central para os municípios que tem somente uma agência em funcionamento, mas se não houver nenhum impedimento jurídico o prefeito, com certeza, irá sancionar a futura lei.
O vereador Josivan Bilio disse que o banco se apóia na tese de que é a única instituição de crédito e financeira de Tuntum, esquecendo-se do "banco" Sicoob e outras extensões similares de credito, como um posto avançado do Bradesco, Correios e Casa Lotérica.

OBS: o blog está há dois dias sem acesso a internet por conta de problemas com o provedor, por isso está havendo demora nas atualizações.

9 comentários:

  1. Só queria esclarecer que o projeto que regulamenta o atendimento bancário em Tuntum/MA, não é um projeto meu e sim de mais de 99% da população de Tuntum de mais de 40 mil habitantes que estão inconformados com essa forma abusiva do BANCO DO BRASIL..OU TÔ MENTINDO???

    ResponderExcluir
  2. É por isso que o Brasil está nessas condições, o povo ainda dá ouvido às idéias de um louco desses, gosta de uma polêmica , ele deveria se preocupar era com a saúde, educação, saneamento.... geração de emprego e renda. Se o banco vai funcionar 2, 3, 6 horas por dia, não vai mudar em nada a vida do cidadão de Tuntum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc ta mais que certo,quem tem rabo de palhar, não passar por perto de fogo..

      Excluir
  3. Porque não se identificam!?

    Ao contrário do que disse muda e muito não só a vida do cidadão mais do comércio e renda pra cidade. Neste ponto até o Prefeito pensando no bem comum do povo tuntuense deveria se empenhar mesmo que haja uma lei federal dando direitos aos bancos aonde existe uma única agência a funcionar em horário determinado pelo gerente, ou seja o gestor da agência quem determina o horário. E neste caso o nosso prefeito com articulação e todo seu poder de persuasão consegue isso fácil fácil não precisava nem de lei.
    Eudes Bezerra.

    PS. Ian Beserra meu filho estou com dificuldades em mudar o nome do meu perfil.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza esse último comentário deve ser de algum funcionário do banco q não quer trabalhar o tempo necessário que a população tuntuense precisa. E esse projeto é um pedido de todos nós q precisamos infelizmente desse banco.

    ResponderExcluir
  5. Meu querido anônimo 28/03 15:25 (porquê não se identificam?)

    Se você ler com mais atenção e procurar interpretar o texto, verá que se tem alguém nos comentários que parece ser funcionário do banco está no segundo cometário. (Anônimo 27/03 20:54)
    E como não tenho certeza nem mencionei diferente de você que começa dizendo com certeza é um funcionário do banco. Eu sou o único que está identificado aqui neste espaço.

    Veja que no meu comentário eu começo rebatendo o segundo e fica claro que sou contra a opinião dele que diz,
    " não vai mudar em nada a vida do cidadão de Tuntum "

    No meu texto não só digo que sou a favor do projeto como insinuo que o prefeito deve se empenhar pra aprovar.

    Quando digo que não precisaria desta lei me refiro a grande influência que o prefeito tem junto as autoridades e se ele (prefeito) quisesse, resolveria sem a necessidade da lei.
    Como nunca foi feito isto! O projeto de lei é de uma importância imensa.

    Espero não ter que traduzir novamente.

    Forte abraço!
    Eudes Bezerra.

    PS. Infelizmente estou com dificuldades em mudar o nome do meu perfil, o que aparece é do meu filho Ian Ferreira Beserra.

    ResponderExcluir
  6. não vai mudar em nada, nosso município e bem atrasado economia da cidade principalmente do comercio esta indo pra presidente Dutra,não e culpa do banco e sim da administração publica da nossa cidade,Tuntum não tem uma empresa, fabrica,todas as semana saem varias pessoas,pra fora da nossa cidade,atrais de trazer renda pra suas família que fica,vcs vem falar de banco em Tuntum tem coisas mais importante..............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já disse tudo, todo mundo corre pro comércio de Presidente Dutra, mais se engana ao dizer que não adianta nada. É exatamente por não dar tempo de resolver as coisa aqui em Tuntum que vão pra outras cidades.
      Quanto ao êxodo do povo procurando empregos fora e falta de empresas e fábrica é outro assunto meu amigo. E ainda acrescento... Quem irá investir numa cidade que nem banco tem?
      Me desculpe mais o Banco do Brasil da forma que presta serviço é quase a mesma coisa de não existir.

      Então não confusa uma coisa com a outra.

      Excluir
    2. Você já disse tudo, todo mundo corre pro comércio de Presidente Dutra, mais se engana ao dizer que não adianta nada.
      É exatamente por não dar tempo de resolver as coisa aqui em Tuntum que vão pra outras cidades.
      Quanto ao êxodo do povo procurando empregos fora, falta de empresas e fábricas é outro assunto meu amigo.

      E ainda acrescento...
      Quem irá investir numa cidade que nem banco tem?
      Me desculpe mais o Banco do Brasil da forma que presta serviço aqui é quase a mesma coisa de não existir, falta dinheiro e pessoas ficam mais de três horas pra serem atendidos.

      Na minha opinião só quem não depende dessa agência de Tuntum não enxerga o benefício, ou alguns funcionários que não querem trabalhar.

      Então não confunda uma coisa com a outra.

      O amigo blogueiro deveria abrir um espaço só pras pessoas expôr o que já passaram de bom ou ruim.

      E uma enquete pra a população dar a opinião se é a favor ou contra o projeto, apesar que analisando bem não terá muito peso pois a grande massa que vai ao banco não tem acesso a internet.
      Eudes Bezerra.

      Excluir