.

.
.

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Jovem de 18 anos morre por coronavírus no Maranhão


Matheus tinha problemas renais, estava internado há mais de um mês e passou por quatro hospitais antes de morrer.
Matheus tinha problemas renais, estava internado há mais de um mês e passou por quatro hospitais antes de morrer.
Matheus Pereira da Silva, de 18 anos, morador do bairro da Maresia, município de Raposa, morreu na madrugada deste domingo, dia 19, por complicações decorrentes do coronavírus (covid-19), segundo o atestado de óbito.
Blog do Domingos Costa falou com membros da família de Matheus que contaram a luta do jovem pela vida. Segundo uma irmã da vítima, em uma crise decorrente de problemas por conta de insuficiência renal, o raposense passou mal e deu entrada na UPA do Araçagy no último dia 06 de março, nesse mesmo dia foi levado para o Socorrão II.
Ainda se recuperando do histórico renal, no dia 23 de março o paciente já sem risco, foi encaminhado para a Unidade Mista do São Bernardo para continuar o tratamento, no entanto, retornava ao Socorrão a cada três vezes por semana para realizar procedimentos de hemodialise.
Ocorre que no dia 31 de março Matheus apresentou uma gripe com sintomas sugestivos ao covid-19, e então, foi dado pelos órgãos de Saúde de São Luís e do Estado como suspeito do coronavírus, dessa forma, transferido para o hospital referência Carlos Macieira.
Já no último dia 11 de abril saiu o resultado da testagem do jovem dando positivo para o coronavírus. Nesse intervalo, Matheus não teve mais contato direto com os seus familiares  por conta isolamento.
Ele apresentou significativa melhora no quadro clínico, no entanto, além do problema nos rins, o pulmão continuava inflamado o que se agravou e ele acabou indo a óbito, hoje, por volta de 1h da manhã.
– Não foi registrado em Raposa 
Embora residisse em Raposa o nome do jovem não consta entre os pacientes confirmados de coronavírus no município, isto porque Matheus Pereira da Silva foi relacionado pela secretaria de Saúde de São Luís (Semus) e pela secretaria de Estado da Saúde (SES) como sendo paciente da capital.
Ao Blog do DC, a secretária Municipal de Saúde de Raposa, Tatiana Santana, disse que está apurando junto a SES o motivo do nome de Mateus não constar como sendo do município de origem. Ela explicou que muita das vezes essas situações ocorrem na hora do preenchimento da ficha de notificação. 
“Já entramos em contato com a SES para atualização e correção do boletim epidemiológico e a explicação do porquê o nome dele está na lista de São Luís e não da Raposa”, explicou Tatiana.
Após a retificação da Secretaria de Estado da Saúde, Matheus Pereira deverá ser confirmado como a primeira vítima fatal do covid-19 em Raposa.
– Contágio 
Não se sabe, até então, como Matheus Pereira foi infectado pelo covid-19, visto que ele passou por quatro hospitais da capital (UPA do Araçagy, Socorrão II, Unidade Mista do São Bernardo e Carlos Maceira).
Em razão da doença, não houve velório e o sepultamento realizado nesta manhã no Cemitério Municipal de Raposa ocorreu apenas com a presença de familiares.
Apesar do atestado óbito descrever a consequência da morte como covid-19, a família assegura que Mateus devido a parada cardíaca. DomingosCosta

Nenhum comentário:

Postar um comentário