.

.
.

terça-feira, 14 de abril de 2020

Secretarias, órgãos e Polícia Militar traçam estratégias de prevenção ao COVID -19 em Tuntum


O prefeito de Tuntum, Dr. Tema, ao longo desse período da pandemia do novo coronavírus vem demonstrando preocupação adotando medidas restritivas, aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs), leitos especiais e orientando a população a aderir a política de saúde pública do isolamento social, para assim evitar a proliferação do vírus, que continua a se alastrar de forma assustadora  cada vez mais por falta de cuidados específicos.
Na manhã de hoje (14), por sua determinação, após a publicação do segundo Decreto Municipal, que em parte flexibiliza algumas medidas, foi realizada uma reunião entre secretários, representantes de órgãos municipais e Polícia Militar, para traçarem novas estratégias preventivas ao COVID-19. No debate entre os presentes é consenso que o isolamento social continua sendo o melhor caminho a ser seguido, mas para isso é necessário que haja a colaboração de todo conjunto social, aparentemente ainda não muito convicto da eficácia das medidas.

O enfermeiro Francinaldo Teixeira, que esteve representando o secretário de Saúde, Fabrício Coelho, ratificou a necessidade do isolamento social e explanou sobre as ações que o município já desenvolveu de forma preventiva, caso venha a surgir qualquer suspeita ou até mesmo contaminação de alguma pessoa. O coordenador da Vigilância Sanitária, o médico veterinário Humberto Figueiredo disse acreditar no endurecimento das medidas de fiscalização, inclusive no interior, para assim evitar a contínua aglomeração de pessoas, fato ainda comum em todos os locais do município. Figueiredo, ainda ressaltou sobre a necessidade de fiscalizar os locais de venda deliberada de bebida alcoólica com grande fluxo de pessoas.

O representante da Procuradoria do Município, o advogado Carlos Eduardo, discorreu da necessidade da criação de uma comissão de orientação e fiscalização, com base no artigo 6º do Decreto Municipal (Nº 8 de 13 de abril). Segundo ele, as medidas elencadas no devido artigo passarão a ser cobradas e fiscalizadas por essa comissão e Vigilância Sanitária. Em consenso, a comissão será criada até a próxima quinta-feira (16), ocorrendo já na sexta-feira (17) as ações de fiscalização com o apoio da Polícia Militar, representada na ocasião pelo comandante em exercício da 5ª Companhia de Polícia de Tuntum, tenente Rurik Trinta. 

Participaram também da reunião a representante da Secretaria de Assistência Social, Marinete Freitas, as assessoras jurídicas Lucianny Costa e Morgana Murada; a secretária Das Cidades, Luanny Alves Costa, o presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL), Christoffi Francisco Abreu, a assessora especial de gabinete, Leila e o assessor Janiel Sousa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário