segunda-feira, 13 de abril de 2020

Novo coronavírus é 10 vezes mais letal que H1N1, diz OMS



A pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) é 10 vezes mais letal do que o vírus responsável pela gripe A (H1N1), surgido entre 2009 e 2010 e que causou a morte de 18 mil pessoas em todo o mundo, informou nesta segunda-feira (13) a Organização Mundial da Saúde (OMS), fazendo um apelo para uma suspensão "lenta" do isolamento social.

Segundo Tedros, em alguns países, os casos da Covid-19 dobram a cada três ou quatro dias. O vírus acelera muito rapidamente, mas desacelera muito mais lentamente.

"Isso significa que as medidas restritivas devem ser revogadas lentamente e com controle. Isso não pode acontecer de uma só vez. E somente se a saúde pública tiver tomado as medidas concretas, como uma capacidade significativa de localizar contágios", ressaltou.

O diretor-geral da OMS ainda recomendou "o equilíbrio entre as medidas para combater a mortalidade por Covid-19 e outras doenças devido aos sistemas de saúde sobrecarregados e ao impacto socioeconômico" da pandemia.

Além disso, Tedros explicou que a organização publicará, nesta terça (14), um estudo completo com as novas recomendações estratégicas. Entre as medidas, o documento especificará que a transmissão da Covid-19 deve estar controlada; o sistema de saúde deve ser capaz de detectar, testar, isolar e tratar todos os casos, além de traçar todos os contatos; medidas preventivas devem ser adotadas em locais de trabalho, escolas e outros lugares aonde seja essencial as pessoas irem, entre outras. Do Ig

Nenhum comentário:

Postar um comentário