.

.
.

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

RETA FINAL: quem enfrentará Brandão no segundo turno

 

  •  Jorge Vieira


Faltando duas semanas para a eleição, a campanha pelo governo do estado entra em sua fase final com todas as pesquisas indicando a presença garantida do governador Carlos Brandão (PSB)  no segundo turno e a incerteza sobre quem irá disputar com ele o segundo turno. O senador Weverton Rocha (PDT) entrou na campanha tentando passar para a população a impressão de força política, mas apesar do esforço para se apresentar como liderança, a campanha não conseguiu a tão desejada onda e perde fôlego a cada sondagem feita junto ao eleitorado.

De candidato considerado favorito pelos seus aliados para vencer a eleição, Weverton está agora diante da triste realidade: o governador Carlos Brandão (PSB) disparado na liderança, com possibilidade de reeleição no primeiro turno, e Lahesio Bonfim (PSC) e Edivaldo Holanda Junior (PSD) ameaçando tomar a segunda colocação na corrida ao Palácio dos Leões.

A pesquisa do DataIlha/Band apresentou empate técnico entre Weverton e Lahesio, com um detalhe muito preocupante para a campanha do pedetista: tendência de queda do candidato, agora abaixo dos 20%, exatos 19,9% contra 16,5% do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, sendo que a margem de erro e 2,17%, conforme registro da sondagem no TSE.

Já o IPEC/TV Mirante constatou empate entre pedetista e o ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Junior e nova pesquisa já está no forno e deve ser divulgada no próximo dia. 20, conforme já anunciado, o que vem enchendo de expectativa os comitês de campanha. Um novo tropeço do representante do PDT poderá ser fatal para as suas pretensões.

Com uma campanha serena, tendo ao seu lado os dois maiores líderes puxadores de votos do estado, Lula (PT) e Flávio Dino (PSB), sem dá bola aos adversários, Brandão, segue firme para renovar o mandato conforme os últimos levantamentos junto ao eleitorado. O governador está consolidado na liderança, tem 44% dos votos válidos, caso continue subindo nas pesquisas tem chance de vencer logo no primeiro turno.

Enquanto Brandão navega em águas calmas, o mesmo não se pode falar do senador do PDT, que entrou na campanha montado num foguete, com pinta de favorito, mas os números apresentados pelo DataIlha indicam que a população não entrou na onda e o candidato está tendo de conviver agora com a incerteza se estará ou não no segundo turno.

É nítida a disputa pela segunda colocação. Faltando duas semanas para o pleito, Weverton deve ter se convencido de que não teria a menor chance de se aproximar de Brandão e agora seus aliados cientes da situação crítica do candidato, começam espalhar que ele está garantido no segundo turno, porém se não conseguir reverter a tendência de queda, a possibilidade de ser ultrapassado é real.

O ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, que retoma a campanha de rua nesta sexta-feira (16) após os problemas de saúde que o levaram a suspender temporariamente a agenda está vivo na disputa. Líder nas pesquisas em São Luís, Edivaldo é puro otimismo quanto a sequência da sua luta para estar no segundo turno.

E vem aí mais um levantamento do IPEC/TV Mirante, que deve mostrar a realidade de cada candidato na disputa pelo Governo do Maranhão. O último IPEC constatou empate entre Weverton e Edivaldo e Brandão liderando com folga, resta saber como estão agora na reta final da campanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário