.

.
.

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

A difícil aproximação do prefeito Fernando Pessoa ao governador Carlos Brandão

 


A peregrinação do prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa (PDT), para se aproximar do governador Carlos Brandão (PSB), enfim, parece que teve seu capítulo inicial na manhã dessa segunda-feira (26) na cidade de Presidente Dutra, oportunidade em que o governador foi inaugurar a nova sede do Legislativo Municipal. 

Na busca por um aceno ou um simples aperto de mão, o mandatário tuntuense fez nova investida, conseguindo dessa forma, mesmo sem tanta espontaneidade do governador, cumprimentá-lo, mesmo havendo uma mediação prévia de outras lideranças para que o rápido encontro se concretizasse. 

Pelas imagens, aparentemente o encontro não foi tão confortável como se esperava, ou seja, faltou uma receptividade maior de Carlos Brandão, que demonstrou muita frieza entre os presentes, faltando com uma maior espontaneidade, como é comum nessas ocasiões.

Fernando Pessoa há um bom tempo vinha esperando por esse momento, que parecia que estava sendo protelando pelo próprio governador, talvez ressentido pelos atropelos cometidos pelo amadorismo do líder tuntuense antes e no decorrer da campanha eleitoral, que parece ter ferido ou magoado Brandão com certa profundidade. 

Pessoa que sempre foi um partidário ferrenho do senador Weverton Rocha (PDT), passou a defender as teorias partidárias de seu líder de forma incomum, peitando quem contrariasse o projeto político e ideológico de seu grupo. Conforme relatos de testemunhas oculares, Carlos Brandão, então vice governador, teria em uma certa ocasião, quando visitava Tuntum, não sido bem recepcionado pelo então deputado, lhe causando suposta humilhação e indevido constrangimento, sendo esse o momento que tenha desencadeado o início de toda cizânia.

O clima de desconforto e distanciamento só se agravou durante a última campanha eleitoral, ocasião em que Fernando investiu pesado em favor de Weverton Rocha, candidato ao governo do estado, sendo um dos homens de frente da campanha do pedetista, gerando um certo revanchismo entre as duas alas por causa das duras críticas que proferida, tanto a nível de estado como de município, já que em Tuntum o governador tem como seu principal aliado o ex-prefeito Dr. Tema, talvez o pivô da grande rivalidade por ser também seu amigo pessoal.

Percebe-se com certa nitidez a existência de algo que os afastam, basta verificar a boa relação de Brandão com outros prefeitos que lhe fizeram oposição na campanha, mas que estão sendo bem recebidos por ele. Exemplo é o prefeito de Gonçalves Dias, Toinho Patioba, homem do pelotão de frente do grupo do senador Weverton Rocha, recebido também em Presidente Dutra pelo governador, mas com muito mais entusiasmo. Além de outros prefeitos do grupo de oposição. 

Carrinho, Deibson Balé, Toinho Patioba colaram em Brandão durante evento do governo…

O jovem prefeito tuntuense pode ter dado o passo inicial em favor de uma aproximação, para futuramente tentar conseguir algo de proveitoso para sua administração, mas tudo leva a crer que não vai ser fácil, na estrada íngreme que terá que percorrer, ele vai encontrar muitos obstáculos, um deles será ciúmes dos aliados do governador que ainda têm o prefeito de Tuntum como adversário. 

Sendo assim, o melhor, ao menos, é deixar a poeira baixar para fazer novas investidas e tentar conquistar o governador e todo seu time.


Um comentário:

  1. Não podia ser diferente, porque se vc me expulsa de sua casa, me dá uma vaia programada em um ato público e me desmoraliza com palavrões em respeito a minha moral e honestidade, em palanques, como é que depois que estou eleito você quer usar das benéficas do meu governo ?, É claro que isso só aconteceria se eu realmente fosse mal caráter e desonesto como vc disse em palanque!!!.

    ResponderExcluir