quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Governador Carlos Brandão entra na disputa pela presidência da Assembleia, mas acordo não está descartado

 


O presidente estadual do PP, deputado federal André Fufuca, ao anunciar nesta terça-feira (13) a decisão da bancada do partido de marchar unida na eleição para presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão, tornou público o que já era especulado nos bastidores: a deputada Iracema Vale, é, de fato, a candidata apoiada pelo Palácio dos Leões.

Alguns deputados que manifestaram publicamente alinhamento ao projeto do presidente Othelino Neto (PCdoB) em permanecer por mais dois anos no comando da Casa já não escondem que votarão no candidato apoiado pelo governador Carlos Brandão e pelo o que se ouve nos bastidores da eleição, a ex-prefeita do município de Urbano Santos, Iracema Vale, mais votada na eleição para deputada estadual, caso seja confirmada sua eleição, vai quebrar tabu: será primeira mulher a ser eleita presidente do Poder Legislativo.

O presidente Othelino continua firme em seu projeto de recondução, mas segundo informou ao blog um parlamentar tido como seu apoiador, é fato que alguns deputados que se pronunciaram favorável à recondução condicionam o apoio a um aval do governador. A mesma fonte observa que a maioria dos deputados que assinou lista de apoio a Othelino vai se posicionar de acordo com a orientação do Palácio dos Leões.

Othelino faz um bom trabalho no comando da Casa, mantém transito fácil com todas as correntes políticas, independente da coloração ideológica, comandou a pré-campanha do senador eleito e futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), e mantém suas articulações visando a permanência, porém, conforme disse ao blog um importante deputado, a grande maioria do plenário que tomará posse vai votar no candidato apoiado pelo governador. As informações é jornalista Jorge Vieira.

Pelo trabalho desenvolvido ao longo dos seus dois mandatos e meio, Othelino merece ser reconduzido, mas sem o apoio de Carlos Brandão e do grupo governista, que possui ampla maioria no plenário, a recondução torna-se praticamente impossível, porém, não está descartado um grande entendimento, a exemplo do que ocorreu na eleição para presidente da Federação dos Municípios do Maranhão onde o prefeito de São Mateus, Ivo Resende (PSB), foi eleito por unanimidade.

Como a eleição somente acontecerá em fevereiro do ano que vem e em política nunca é descartada uma reviravolta, melhor esperar para ver o que vai acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário