.

.
.

sábado, 3 de dezembro de 2022

Temendo greve e manifestações, prefeito Raimundinho garante não tocar no reajuste dos professores

 


A Prefeitura de Presidente Dutra, tendo á frente o prefeito Raimundinho da Audiolar, teria no decorrer dessa semana ensaiado a retirada do reajuste dos professores (33%) para desafogar a folha de pagamento da pasta, que estaria além do teto dos 70% como determina a lei. Acontece que o possível plano teria vazado, chegando de imediato aos ouvidos dos profissionais em educação e posteriormente aos seus representantes sindicais.

O Sintespem (Sindicato dos Servidores Públicos de Presidente Dutra e Região) temendo o golpe, possivelmente armado contra a categoria, marcou uma assembleia em regime de urgência para debater a suposta armação que feriria covardemente os professores, retirando de seus holerites mais de 30% de seus direitos salariais adquiridos. Na assembleia, professores e líderes sindicais já partiam para deliberar se tal medida fosse realmente executada pela gestão de Raimundinho da Audiolar, de imediato, toda classe entraria em greve e passaria a realizar manifestações pelas ruas da cidade.

Prevendo um possível desastre que poderia ser a tal medida, Raimundinho, também já sabendo da decisão que tomaria os professores, ligou para a presidência do Sintespem, no momento da assembleia, e pediu uma reunião para apresentar suas propostas, único caminho para evitar o tiro no pé que poderia dar, o que iria agravar ainda mais sua cambaleante popularidade. 

No cara a cara com as lideranças sindicais, o prefeito teria assegurado que não tocará em um só centavo dos valores do reajuste concedido pela União. Como saída de adequação da folha, teria possivelmente ficado acertado que Raimundinho poderá demitir contratados e cortar a gratificação de comissionados.

Na manhã de hoje a assessoria de imprensa do prefeito distribuiu uma nota afirmando que ele garantia o reajuste integral dos professores. Como ele pode garantir aquilo que já existia? Aquilo que é assegurado por lei? Se o fato não era verdade por que ele foi se justificar? Quem não deve, não teme! Raimundinho recuou de seu suposto desejo de redução salarial da categoria, retirando mais de 30% de reajuste, temendo as consequências, uma delas seria centenas de professores nas ruas e até ocupando a sede da Prefeitura, além de ações na justiça, já que ele passaria a ferir um dos princípios constitucionais da irredutibilidade salarial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário