.

.
.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

CARNAVAL: na retomada de rua, Santa Luzia de São J. dos Basílios resgata raízes culturais

Após anos e anos distantes da folia do rei momo, as ruas do povoado Santa Luzia voltaram a abraçar foliões em um grande cortejo carnavalesco. Na última segunda-feira de Carnaval, a praça da Santa se transformou num palco cultural para todas as idades. 

O Carnaval de São José dos Basilios retorna num conceito de resgate. Isso porque o bloco Santa Luzia de açúcar preparou um evento que trouxe à tona as raízes carnavalesca do município. Para tanto, a escolha de uma charanga para puxar o bloco, consolidou o Carnaval raiz. 


Essa volta às origens do Carnaval é uma missão para o bloco. 


" Trazer o Carnaval de rua a Santa Luzia, para mim e os amigos(as) que ajudaram, é muito mais que fazer um evento para divertir as pessoas. É um compromisso de apresentar a este povo querido uma tradição que vem se perdendo. A sensação é de que estamos trabalhando pela preservação da identidade do povoado, usando seu próprio povo para sua história através da arte e folia. É o espírito brincante de foliões como Labigó e Luisao (in memorian) dois cidadãos que promoveram a cultura local. Disse Robério, idealizador do bloco. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário