.

.
.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Contrariando a lei, Raimundinho da Audiolar nega reajuste aos professores

 


Praticamente quase todos os prefeitos do Maranhão já fizeram obrigatoriamente o reajuste do piso, além de entenderem, também, a necessidade da valorização dos profissionais em educação, especificamente o professor de sala de aula. Contrariando a lei e dando uma de durão, o prefeito Raimundinho da Audiolar afirmou recentemente aos membros do Sindicato dos servidores Públicos de Presidente Dutra e Região (Sintespem) que não vai dá o reajuste as tabelas salariais de acordo com a lei do piso e do  Plano de Cargos Carreira do Magistério e o plano dos demais servidores. 

Raimundinho não é mais aquele homem da campanha eleitoral nem de longe, quando prometia revolucionar a educação com uma gestão de atenção voltada para área. Mas parece que o homem esqueceu de tudo ou passou a pensar de acordo com o seu próprio conhecimento, a tal ponto de negar todas as garantias asseguradas por lei, que inclusive quase todos os gestores do Brasil e do Maranhão reconhecem e não questionaram em cumprir integralmente, valorizando quem realmente de fato merece. 

Na frente da batalha, o Sintespem tem se manifestado sempre buscando o diálogo e levando ao conhecimento do gestor os motivos da necessidade e obrigatoriedade do reajuste sob o prisma do cumprimento do Plano de Cargos Carreira e Salário (PCCS) e da Lei Municipal nº 507/2013, além do Plano de Carreira dos Servidores, lei municipal 556/2016. As leis garantem o piso salarial nas carreiras valorizando o tempo de serviço e a titularidade de cada servidor de acordo com sua área de atuação.  

Mesmo diante do exposto, Raimundinho da Audiolar, o homem que sempre se mostrou legalista, ignora tudo e insiste em não cumprir a lei deixando centenas de professores com os salários congelados e enormes perdas. O mais interessante é que municípios minúsculos e pobres nem se quer questionaram, de imediato cumpriram a lei e honraram o nome de seus professores, assim como a correção da tabela salarial dos demais servidores. Não se sabe os reais motivos de tanto contra senso do prefeito, já que Presidente Dutra é o município mais rico de toda região e que tem uma excelente arrecadação.

Não sendo atendidos em suas justas reivindicações, os professores e demais servidores, após uma ampla discussão em assembleia aprovou o prazo de 72 horas para que a gestão  corrija as tabelas e ainda pague o retroativo referente ao mês de janeiro. No entendimento da classe sindicalizada enquanto não houver um justo acordo o movimento paredista se seguirá, havendo também possibilidades de protestos e manifestações pelas ruas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário