.

.
.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

JOSELÂNDIA: Visando ano letivo, Secretaria de Educação realiza curso de gestão escolar

 

Já atenta para os novos desafios de 2023, que serão árduos em face do intenso comprometimento, a Secretaria de Educação de Joselândia já iniciou suas atividades visando o ano letivo que está prestes a se iniciar, em que terá que superar a si própria para alcançar novas metas de crescimento, já bem adiantadas com os recentes números obtidos. 

Diante desse e de outros propósitos, a Semed já começou sua programação de preparação para o início das aulas. O pontapé inicial foi realizado nessa quarta-feira (08) com o início do curso de Gestão Escolar, voltado especificamente para gestores e coordenadores de toda rede de ensino. A formação em seu objeto, visa o desenvolvimento profissional da gestão escolar por meio da ação formativa, tendo como foco a qualificação profissional dos gestores e coordenadores pedagógicos, que dará uma maior agregação de novos valores e saberes, tornando as práticas com maior excelência e capacidade de conhecimento. 

A formação em si, de acordo com seus objetivos elencados em sua programação a ser executada em 80 horas de formação, destaca a promoção no desenvolvimento de competências e habilidades pedagógicas e de gestão em equipes escolares, dando um profundo foco no fortalecimento das capacidades e resgate de práticas e saberes. Dentro de sua estrutura específica, bem mais direcionada, está sendo debatido as condições de apropriação e aprofundamento dos fundamentos da gestão escolar. 

As melhorias nas orientações pedagógicas e fortalecimento do desempenho, assim como, promover a produção de novos saberes com ações de formação e acompanhamento técnico-pedagógico. Esses tópicos formam os pilares de conhecimentos que serão repassados e absorvidos pelos formandos no âmbito do curso, que, com certeza, trará bons frutos no decorrer do ano.  

"Vejo a formação como uma saída vital para o resgate de conhecimentos e aperfeiçoamento da capacidade, revigorando as forças dos profissionais de educação para uma lida mais preparada e comprometida com suas atividades diárias", afirmou Dr. Éder, secretário de Educação.  

A formação foi dividida em etapas visando esclarecer as metas a serem alcançadas no decorrer do ano. 

A princípio, no período da manhã, foi apresentado o Plano de Metas da Semed, que ficou a cargo de Jaciane, explanando todos os desafios que terão que ser superados sem falhas. O Calendário Letivo e todas as atividades, exposto por Kelly, foi também apresentado para dar uma melhor visão do passo a passo a ser enfrentado. No âmbito da formação, os gestores e supervisores foram atentos para assimilarem os caminhos da Política Municipal de Recomposição das Aprendizagens, um dos principais pontos debatidos. Dando sequência, o professor Odair discorreu sobre a importância do Ideb, seus propósitos, resultados e metas a serem alcançadas. Na conclusão do período da manhã, o Secretário de Educação, Dr. Éder Amador explanou sobre o desafio das metas de 2023.   

No período da tarde gestores e coordenadores se aprofundaram no conhecimento do curso e suas principais competências, dando ênfase ao módulo I, constituído pelo título: liderança docente organizacional, subdividido em liderança docente, gestão da aprendizagem, leituras e atividades complementares, gestão de pessoas, gestão da cultura organizacional da escola e gestão do cotidiano escolar. 

Na sua totalidade, o curso terá cinco módulos distribuídos em uma extensa ementa. Após sua conclusão, cada cursando receberá certificado de estudo e participação. A ementa de formação está distribuída da seguinte forma:

EMENTA MÓDULO I - LIDERANÇA DOCENTE ORGANIZACIONAL

Relações interpessoais; mediação de conflitos; liderança docente; gestão da aprendizagem, leituras e atividades complementares; gestão de pessoas; gestão da cultura organizacional da escola; gestão do cotidiano escolar. 

MÓDULO II - GESTÃO ESTRATÉGICA

gestão educacional, escolar, pedagógica e dos processos de aprendizagem; avaliação dos indicadores educacionais internos e externos; principais avaliações externas realizadas no Brasil, leituras e atividades complementares; gestão de resultados educacionais; monitoramento de processos educacionais e avaliação institucional.

MÓDULO III - GESTÃO DOS ASPECTOS PEDAGÓGICOS: CONCEITOS, FUNÇÕES E PRINCÍPIOS

Caracterização da sala de aula; estrutura física e pedagógica da sala de aula; organização do processo de ensino; especificidades dos estudantes Leituras e atividades complementares; gestão pedagógica; planejamento e organização do trabalho escolar; gestão administrativa 

MÓDULO IV - LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL 

Processo histórico da gestão escolar: aspectos legais e dispositivos jurídicos; fundamentos da gestão democrática: CF1988, LDB, PNE e PME; descentralização e autonomia da gestão escolar: formação cidadã e ética 

Leituras e atividades complementares

Fundamentos e princípios da educação e da gestão escolar 

Gestão democrática e participativa

MÓDULO V - SEMINÁRIO DE CONCLUSÃO DO CURSO- APRESENTAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO ESCOLAR 

CERIMONIA DE CERTIFICAÇÃO DOS PARTICIPANTES  




Nenhum comentário:

Postar um comentário