segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Mais de 36 mil novos casos de câncer devem surgir no Maranhão até 2025

O último levantamento sobre as tendências de evolução dos tipos de câncer no Brasil, realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, apontou um cenário alarmante de novos casos da doença para os próximos três anos.

Conforme a pesquisa Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, anualmente, são esperadas 12.060 ocorrências, até 2025 no Maranhão, estima-se que sejam notificados cerca de 36 mil novos casos em três anos.

O câncer de próstata deve representar 38,1% dos tipos identificados na população masculina do Nordeste do país, assim como o câncer de mama deve chegar a 28,1% entre a população feminina da região. No Maranhão, a taxa de incidência do câncer de próstata deve chegar ter a taxa 56,47 a cada 100 mil homens e o câncer de mama deve atingir a taxa de 28,7 a cada 100 mil mulheres dentre todos os tipos de câncer. 

O documento apresenta ainda, a nível Brasil, a estimativa de 704 mil novos casos, anualmente, entre 2023 e 2025. O tumor maligno mais incidente é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

O cálculo para estabelecer as estimativas é analisado a partir dos casos novos, vindos dos Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP), e no número de óbitos do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). O estudo revela quais as regiões mais afetadas e os tipos associados.

Os bons hábitos auxiliam na redução dos riscos de desenvolvimento do câncer. A prática de atividades físicas, a boa alimentação, os cuidados diários e o acompanhamento médico fazem parte desse processo. Confira algumas dicas para prevenir o câncer:

  • Não fumar;
  • Adotar uma alimentação saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Praticar atividades físicas;
  • Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Evitar o consumo de carne processada;
  • Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário