.

.
.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Supremacia Ameaçada: ‘Estadão’ destaca liderança da oposição e fim ciclo oligárquico



pesquisajdm (2)Um dos principais colunistas da política da política nacional destacou neste domingo o fim do ciclo histórico de supremacia da família Sarney no Maranhão. O repórter do jornal O Estado de São Paulo destaca a liderança da oposição maranhense em todas as pesquisas para o Governo do Estado e para o Senado.
A diferença chega a 45 pontos de diferença entre Flávio Dino (PCdoB) e o candidato da família Sarney, Luís Fernando Silva (PMDB).
Segue abaixo a matéria completa:
JOÃO BOSCO RABELLO – O Estado de S.Paulo
Em meio ao caos que precede e permeia todo fim de ciclo histórico, de que é cenário hoje a política nacional, uma placa teutônica se desloca longe dos olhos da maioria, mantendo distante o que parece o fim do mais longevo feudo patrimonialista brasileiro – o clã Sarney no Maranhão, não por acaso, onde se registram os piores índices de vida do País há décadas.
Os ventos de mudança que impõem a transformação dos costumes políticos decadentes, herdados do colonialismo português , parecem ter alcançado a ilha de resistência mais notória desse processo, segundo as pesquisas à sucessão da governadora Roseana Sarney.
Pela primeira vez, a oposição larga na frente na disputa eleitoral no Estado – e com uma vantagem até recentemente impensável de 45% sobre o segundo colocado. O presidente da Embratur, Flávio Dino (PC do B), lidera a corrida em todos os cenários, sendo o mais expressivo o que o coloca com 60% da preferência contra 15% de Luis Fernando (PMDB), apoiado pelo clã Sarney.
Cenário que se mantém quando Fernando é substituído pelo aliado histórico de Sarney, o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, dono do maior índice de rejeição (39%).
A pesquisa indica também a vitória da oposição na disputa pelo Senado contra qualquer um dos pré-candidato da família Sarney. Na disputa com Roseana, o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB), tem 43,69% contra 35,38% da governadora.
Com mandatos ininterruptos desde 1955 (salvo breves sete meses entre a saída da Presidência e março de 1990), o senador José Sarney está diretamente ligado aos índices negativos do Estado. O mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), refletido na maior taxa de mortalidade infantil do País (28 por mil habitantes), na maior pobreza extrema e no menor número de médicos por habitante.
Significa dizer que no Estado comandado hoje por Roseana e os irmãos Murad – Jorge e Ricardo (este, secretário de Saúde, pasta com 50% do orçamento) -, 22% da população sobrevivem com R$ 2,20 por dia e só metade mora em casas com água e banheiro. Em contraste com a riqueza natural materializada no gás, petróleo, soja e indústrias e com o poder político nacional que fez do chefe do clã presidente da República e quatro vezes do Senado Federal.
Por vezes, essa supremacia estadual de Sarney foi ameaçada, mas jamais abalada. Porém, foi seguramente a aliança com o PT que lhe garantiu fôlego na última década, em que se impôs regionalmente, como demonstra a censura do presidente Rui Falcão à propaganda regional do partido, com críticas ao IDH do Estado, a pedido de Sarney.

3 comentários:

  1. no domingo 5 homicidios, na segunda mais 5, na terça mais4, na quarta mais 5. esse é o governo do maranháo trabalhando. essse é o retrato da nossa capital SÃO LUIS

    ResponderExcluir
  2. Mais uma fuga em massa de presos em Tuntum.

    Fugiram ontem por volta das 14 horas da Delegacia de Tuntum os seguintes presos; Antonio Mendes da Silva Santos de Dom Pedro, o Francisco Rosinaldo de Araújo Lima de Joselândia Warles Rocha de Sousa e José Gomes de Sousa o Zé Ventinha ambos de Presidente Dutra. Agora já são dez presos que fugiram nos últimos oito dias.

    Segundo informou o investigador Iderlan Alves, que esta respondendo pela Delegacia de Tuntum, estas fugas estão ocorrendo porque a mesma não tem condições nenhuma de receber presos, sendo um grande risco para os funcionários do local e para a população de Tuntum.
    ROSEANA SARNEY, TA DEIXANDO O MARANHÃO SE ACABAR

    ResponderExcluir
  3. essa imoralidade de politica não era mais p existir no Brasil! é um sistema ultrapassado! diga não a politica! o povo ta cansado de ser enganado e prejudicado e de sofrer as consequências dessa cambada indecente!

    ResponderExcluir