segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Outubro Rosa leva multidão as ruas de Tuntum


Daniella Cunha, Thalita Seabra e Dr. Tema

Com a iniciativa da Secretaria de Assistência Social e apoio da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e Avon foi realizado hoje pelas ruas de Tuntum o movimento popular denominado de Outubro Rosa, hoje conhecido mundialmente por alertar e prevenir a sociedade, principalmente as mulheres sobre o câncer de mama.


A manifestação de caráter educativo movimentou as mulheres de todos os setores sociais que saíram em caminhada da Vila Luisão até a praça São Francisco. O trajeto foi acompanhado pela explosão musical do trio Tubarão e dois paredões de som que faziam as mulheres dançarem num clima de puro contágio e alegria. Dos instrumentos de som vez por outra eram transmitidas mensagem de prevenção e combate ao câncer de mama.

Vestindo rosa como a maioria das mulheres, esteve presente o prefeito Dr. Tema acompanhado da esposa Daniella Jadão Cunha, idealizadora da caminhada, e da filha Thalita Seabra. No percurso pouco a pouco a caminhada ia ganhando mais adeptos formando uma multidão pra mais de duas mil pessoas. Na concentração final, na praça são Francisco, o prefeito usou a palavra para agradecer a todos que comparecerem e anunciar a palestra do médico Mílton Brito Muniz sobre o tema em questão.

Milton declarou que essa campanha é extremamente importante  na prevenção do câncer de mama, embora ela não seja um programa de ação continuada, mas mesmo assim já tem valores. Ele falou dos fatores que influenciam o surgimento do câncer, entre elas as mulheres acima de 40 anos, mulheres que não tiveram filhos e mulheres que fazem uso contínuo do anticoncepcional. O médico ainda orientou como forma preventiva o auto exame e a mamografia após os 40 anos. A palestra que não se alongou por muito tempo foi considerada esclarecedora e satisfatória.

Dr. Tema na deixa do médico Mílton Muniz, quando falou de mamografia, esclareceu os motivos do Centro de Imagem está fechado, obra construída por ele entre 2005 e 2008 que já poderia ter salvado muitas vidas caso estivesse funcionando. O Centro que foi fechado em setembro de 2009 pelo o atual governo estadual tem a disponibilidade de dois mamógrafos, um tomógrafo, quatro aparelhos de ultrassonografia e um moderno aparelho de raio X.

O prefeito lamentou várias mortes que já ocorreram em Tuntum e região por falta dos exames de mamografia que poderiam ser feitos no próprio Centro caso o governo não tivesse retirado os recursos que iriam garantir a sua abertura. Segundo seus cálculos R$ 24 mi deixaram de ser repassados ao município ao longo desses anos por falta de compromisso do Governo do Estado com a saúde do município e região. Após a sua fala um vídeo de orientação contra o câncer foi exibido.



 

3 comentários:

  1. muito bonito o gesto de manifestação, porém não havia necessidade de um trio, quando na verdade muitos funcionários estão sem receber, funcionário pago em dias faz festa sem precisar de trio, e o comércio local agradece quando o órgão público paga suas contas em dias.

    ResponderExcluir
  2. Parabns muito bom so nao gostei do dinheiro gasto com o trio, da ater pra fretar um onibuns pra leva muitas mulhers pra fazer exames,em sao luis ou teresina,mais como diz o ditado gasta o q nao e seu e muito bom...

    ResponderExcluir
  3. muito bonito a campanha... porem como foi dito, dinheiro jogado fora com um trio. e outra foi que ele não explicou onde estão os mamografos e pq ele nunca colocou os mesmos para funcionar.

    ResponderExcluir