.

.
.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Flávio Dino discute ampliação dos serviços de internet para todo o estado

Foto2_FranciscoCampos_Conselho_empresarial (2)

O governador Flávio Dino presidiu, nesta quinta-feira (26), a segunda reunião do Conselho Empresarial do Maranhão (Cema), no Palácio dos Leões, onde foram discutidos temas relacionados à categoria. Dentre os assuntos abordados está a ampliação dos serviços de internet para todo o estado, adoção de um documento unificado de tributação, programa de compras governamentais e o licenciamento ambiental.
“Este é o momento de começar a solucionar um quadro desafiador que temos no Maranhão. É hora de colocar as nossas riquezas e a nossa produção para atingir cada vez mais pessoas e a classe empresarial como um todo”, afirmou o governador Flávio Dino, ao destacar o espaço deliberativo estabelecido com os empresários através do Cema.
Dentre as ações debatidas na reunião desta quinta-feira está a expansão do serviço de internet, que está sendo coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan). A ampliação do serviço será trabalhada, para a rede digital da capital maranhense, a partir da fibra ótica da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o que vai assegurar o acesso da internet a todos, principalmente aos empresários.
“É importante esta iniciativa tanto para os empresários como para quem frequenta os ambientes comerciais. Ter acesso a internet em todo Maranhão gera oportunidades econômicas e fluxo de informação”, destacou a titular da Seplan, Cyntia Mota Lima. Ela esclareceu que para a expansão do serviço ao interior, até Porto Franco, serão utilizadas as fibras da Eletronorte.
Outra ação importante que está sendo desenvolvida pelo Cema, é a unificação dos tributos em um único documento. “Todo dia 20 o empresário poderá pagar impostos como ISS, PIS, ICMS e Imposto de Renda por meio de um único documento, facilitando a vida tributária do empreendedor”, esclareceu o secretário da Fazenda, Marcellus Ribeiro.
Também participaram da reunião desta quinta-feira, os demais integrantes do conselho, como o secretário de Indústria e Comércio e coordenador do Cema, Simplício Araújo; o secretário da Fazenda, Marcellus Ribeiro; a presidente da Associação Comercial do Maranhão, Luzia Rezende; a presidente da Câmara de Federação de Lojista (CDL), Socorro Noronha; a secretária de Planejamento e Orçamento, Cyntia Mota Lima; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Edilson Baldez; o superintendente do Sebrae, João Martins; e o presidente da Fecomércio, José Arteiro.
Foto1_FranciscoCampos_Conselho_empresarial (1)Gestão participativa
Todo mês a equipe do Conselho Empresarial do Maranhão (Cema) se reunirá para definir ações públicas de desenvolvimento econômico e social para o estado. As ações serão focadas em diferentes segmentos, representados no conselho por câmaras setoriais que abrangem diversas áreas, como turismo, agronegócio, energia e gás, minério, metalurgia, comércio e serviços e infraestrutura.
Os empresários têm, pela primeira vez, participação efetiva na definição da política de investimentos delineada pelo Governo do Estado. A criação do Cema foi um compromisso assumido pelo governador Flávio Dino no período de campanha e concretizado ainda nos primeiros dias de governo.
O coordenador do Cema, secretário Marcelo Simplício, destacou o caráter facilitador para a superação de entraves ao empreendedor. “Com o Cema, o Estado pode criar um ambiente saudável para as empresas, basta procurar a secretaria de Indústria e Comércio e apresentar a pauta para discutirmos aqui os problemas e buscarmos soluções”, explicou Simplício.
Entidades integrantes do Conselho

Associação Comercial do Maranhão (ACM)
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema)
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio)
Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema

2 comentários:

  1. Governo antecipa salário, mas funcionários do interior ficam prejudicados
    Política 26-02-2015 às 22:021 comentário



    tabelaO Governo do Maranhão decidiu que vai pagar os salários dos servidores públicos estaduais mais uma vez de forma antecipada à última tabela divulgada, ou seja, dentro do mês trabalhado.

    Ocorre que o pagamento referente ao mês de fevereiro será feito somente sábado (28). E isso é lamentável pois em muitas cidades do interior do Maranhão não existem agências do Banco do Brasil, como em Palmeirândia, por exemplo. Nessas localidades os correspondentes bancários são as agências dos Correios. Daí então, os saques só poderão ser realizados a partir da próxima segunda-feira (2).

    Todos esses obstáculos provenientes da mudança na data de pagamento divulgada com a nova tabela causaram revolta em milhares de servidores estaduais. No próximo mês o impasse deve continuar.

    ResponderExcluir
  2. Ontem eu descobri que em on o pedro jorge elogia o Tema e que em off ele tira dos cachorros e bota no Tema. Ô cabra cínico!!

    ResponderExcluir