.

.
.

domingo, 29 de janeiro de 2017

Maranhense surge como candidato ao STF


A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) está na etapa final de formação da lista tríplice — a ser enviada ao presidente Michel Temer — para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Nos últimos dias, surgiu um novo possível candidato à vaga: Reynaldo Soares da Fonseca, atual ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Reynaldo é um dos magistrados federais que compõem a lista, a qual também leva o nome do juiz Sérgio Moro, do Paraná, e de outros ministros do STJ, como Mauro Campbell Marques, Isabel Gallotti e Nefi Cordeiro. Ele ocupa o cargo no Tribunal da Cidadania desde maio de 2015, oriundo do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).
O togado despontou — além de pelo fato de ser juiz de carreira — devido aos rumores de proximidade com Michel Temer. Pesa também a favor do ministro a influência de outro personagem importante na carreira e trajetória do presidente da República: o correligionário José Sarney. O maranhense teria feito campanha a favor do conterrâneo Reynaldo da Fonseca quando ele ainda concorria ao cargo de ministro do STJ.
Desde o trágico acidente que vitimou o ministro do STF Teori Zavascki, então relator da Lava Jato, as especulações a respeito de quem seria o próximo ministro do STF tiveram início. A única restrição legalmente prevista é de que, de acordo com a Constituição Federal, os ministros do STF devem ser “escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada”.
Confira os nomes mais cotados nas apostas para a cadeira suprema:
Sérgio Moro (Juiz Federal do Paraná)

Alexandre de Moraes (Ministério da Justiça)
Grace Mendonça (Advocacia Geral da União)
Ives Gandra Martins Filho (Tribunal Superior do Trabalho)
Heleno Torres (Advogado e professor)
João Otávio Noronha (Superior Tribunal de Justiça)
Luis Felipe Salomão (Superior Tribunal de Justiça)
Ricardo Villas Bôas Cueva (Superior Tribunal de Justiça)
Rogério Schietti (Superior Tribunal de Justiça)
Mauro Campbell Marques (Superior Tribunal de Justiça)
Isabel Gallotti (Superior Tribunal de Justiça)
Nefi Cordeiro (Superior Tribunal de Justiça)

Nenhum comentário:

Postar um comentário