segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Armas de fogo: 61% dos brasileiros consideram que posse deve ser proibida


Seis em cada dez brasileiros consideram que a posse de armas de fogo deve ser proibida por representar ameaça à vida de outras pessoas, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira pelo jornal “Folha de S.Paulo”. O levantamento aponta um aumento da rejeição às armas. Um levantamento anterior, realizado em outubro, apontava 55% contrários à posse, contra 61% registrados agora.
De acordo com a pesquisa, a fatia de pessoas favoráveis à posse de armas passou de 41% para 37%, entre outubro e dezembro, no limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para baixo ou para cima.
No último sábado, o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), registrou em suas redes sociais que pretende editar um decreto para facilitar a posse de armas . Atualmente, a pessoa que deseja ter uma arma em casa deve cumprir uma série de requisitos definidos pelo Estatuto do Desarmamento.
Segundo a pesquisa Datafolha, homens ricos, heterossexuais e eleitores do Bolsonaro lideram a defesa da posse de armas.
Entre as mulheres, 71% acham que a posse de armas deve ser proibida, ante 51% dos homens com mesma opinião. Entre os gays, 77% são contra a posse de armas; entre os heterossexuais, o índice cai para 59%.
Entre aqueles com renda maior de 10 salários mínimos, 54% consideram um direito a posse de armas; este percentual cai para 32% entre os que têm renda de até 2 salários mínimos.
A região Nordeste concentra o menor número de pessoas favoráveis à posse de armas, 32%. Entre as regiões do país, o Sul é onde as pessoas mais são favoráveis, com 47%. OGlobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário