terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Homem mata quatro pessoas e comete suicídio em catedral de Campinas (SP)


Informações da polícia apontam que o homem atirou em nove pessoas, deixando quatro mortos e depois atirou em si próprio dentro da igreja

Tiroteio na Catedral Metropolitana de Campinas (SP) deixa cinco mortos e outros quatro feridos
Reprodução
Tiroteio na Catedral Metropolitana de Campinas (SP) deixa cinco mortos e outros quatro feridos

Um tiroteio dentro da Catedral Metropolitana de Campinas, interior de São Paulo, deixou ao menos cinco mortos e três feridos no início da tarde desta terça-feira (11). Os motivos dos disparos ainda não foram esclarecidos, mas de acordo com relatos de populares ao Corpo de Bombeiros, o criminosom, que aparente ter em torno de 30 anos, atirou nas vítimas, depois trocou tiros com policiais e, alvejado, cometeu o suicídio.
tiroteio aconteceu na principal igreja da cidade que tem mais de 1 milhão de habitantes. A missa, que teve incício às 12h15, tinha se encerrado cinco minutos antes da ação do criminoso. Pessoas que passavam pela praça José Bonifácio, local em que fica a igreja, também correram para dentro de estabelcimentos comerciais após ouvirem os tiros.
Atirador cometeu suicídio após tiroteio com policiais dentro da igreja
reprodução/ Whatsapp
Atirador cometeu suicídio após tiroteio com policiais dentro da igreja

Responsável pelo caso, o delegado Hamilton Caviola Filho esclareceu que o homem entrou na catedral armado de uma pistola automática e de um revólver calibre 38, além de quatro carregadores. Ele permaneceu sentado durante dois minutos para depois iniciar os disparos. Imediatamente ele foi contido por dois policiais e um deles conseguiu alvejar o criminoso, que ainda com vida, atirou contra si próprio. As conclusões vieram através das imagens cedidas pela própria igreja.
"Ele usou uma arma, mas estava com duas. Motivação a gente só vai saber quando a gente identificar, para saber o histórico dele. Por enquanto, eu estou me reportando às imagens. Ele parou, pensou e executou o plano que tinha na cabeça. Foi suicídio, mas o policial deve ter alvejado antes, porque ele estava com um tiro na costela. Depois desse tiro ele caiu e se matou", explicou o delegado.
As armas foram encontradas sob a posse do atirador e passarão por perícia. Como não portava nenhum documento, sua identidade só poderá ser revelada no Instituto Médico Legal, onde serão registradas suas impressões digitais, método usado para identificação de mortos.

"Nove vítimas no total, cinco óbitos aqui e quatro vítimas socorridas pelas viaturas. As vítimas não foram identificadas ainda. Socorremos quem poderia ser socorrido e investimos em quem nós achamos que poderia retornar do quadro grave.  Não temos informação sobre motivação e sobre quem são as vítimas", explicou o bombeiro Alexandre Monteiro à GloboNews .


Dois dos feridos após os tiros foram encaminhados para o Hospital Municipal Mário Gatti e, segundo o Corpo de Bombeiros, estão em situação estável. Outro foi encaminhado para o Hospital das Clínicas da Unicamp e ainda outro é atendido no Hospital Beneficiência Portuguesa. Algumas vítimas fatais seguem no local para o trabalho da perícia.
Em princípio, a principal suspeita da polícia era de que o homem teria entrado na igreja atrás de uma mulher que tinha sido assaltada por ele. A possibilidade, entretanto, foi descartada após relatos de fiéis que estavam no local durante a ação do criminoso. 

Prefeitura promete empenho para esclarecer motivação do tiroteio

Igreja de Campinas foi palco de uma cena de mortes e suicídio nesta terça-feira (11)
Divulgação
Igreja de Campinas foi palco de uma cena de mortes e suicídio nesta terça-feira (11)

O secretário de Segurança de Campinas , Luiz Baggio. garantiu que o trabalho da polícia será com o objetivo de entender a motivação dos assassinatos, bem como na identificação das vítimas e do assassino.
"Foi uma tragédia, ainda estamos apurando para entender qual foi a motivação, tinha bastante gente dentro da igreja, mas foram realmente cinco mortos e quatro feridos. Entre as vítimas fatais está o próprio atirador", disse Luiz Baggio.
Em nota, o prefeito da cidade, Jonas Donizette, afirmou que está estarrecido com o brutal crime e que vai dedicar suas orações às vítimas e suas famílias. Ele ainda disse que não medirá esforços para que a motivação do tiroteio seja esclarecida pelos órgãos competentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário