segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Dida Tio Luís e Dr. Tema são aclamados por multidão no povoado Belém; mais de 70 pessoas aderiram



O povoado Belém do Maranhão, distante da cidade de Tuntum 65 quilômetros, viveu um dia incomum na sua história política com um grande encontro que reuniu milhares de simpatizantes do candidato Dida Tio Luís (PSB) e do prefeito Dr. Tema (PSB). O ato de campanha já havia se iniciado desde o sábado (03) pela manhã, se estendendo até o período da tarde desse domingo (05), momento inicial de sua culminância.


Os partidários de Dida e Tema, em caminhada, se deslocaram do final do povoado até as proximidades da praça da igreja.  Conduzidos por uma empolgação fervorosa, as mais de 4 mil pessoas dançavam e cantavam embalados por paredões de som. Os poucos moradores que ficaram em suas residências chegavam a se assustar com a grande quantidade de gente participando do evento, já considerado o maior de todos realizado no povoado. Os sinais positivos foram várias adesões recebidas, conforme os cálculos de lideranças, todas as famílias que passaram a apostar no projeto político do grupo Labigó somam mais de 70 pessoas.

No início da noite, por volta das 19h, foi dado início ao pronunciamento dos candidatos. O líder Sem Terra, Josivan Bílio, fez um retrospecto de sua vida de dedicação aos pequenos agricultores do povoado, assim como, sua decepção política quando não conseguiu se eleger na última eleição. Muito emocionado, ele usou trechos da bíblia para comparar seu atual momento na política, dizendo que é chegada a hora de sair de cena para que seu filho Renan cresca, parafraseando o profeta João Batista. "É chegado o momento que o Renan cresça e eu diminua", afirmou.

Renan Bílio, estreante na política, fez um paralelo de suas ações em favor da comunidade sertaneja e seu desejo de chegar a Casa Legislativa para dar seguimento ao seu trabalho em prol do povo, ainda necessitado de políticas públicas mais eficazes que venham a contemplar a todos com mais igualdade.

O Ex-vereador, Josinaldo Bílio, com sua sempre impressionante oratória, fez um contundente pronunciamento pautado na prática do bem e da lealdade ao povo e ao grupo político. "Se tiver alguém que nunca vacilou na liderança desse camarada (Tema), fui eu. Eu nunca mudei de lado, eu nunca vesti duas camisas. Eu vou voltar pra câmara sendo vereador porque o povo sabe da minha responsabilidade", falou.

A deputada Daniella Tema, sem tanta delonga, defendeu as candidaturas de Josinaldo e Renan para fazer um Belém mais forte e atuante. Se referindo a críticas recebidas, Daniella afirmou que as respostas não serão dadas em cima de um palanque. "Porque a resposta nós não vamos dar aqui em cima desse palanque, nós vamos dar dia 15 de novembro, na maior surra de votos da história desse município. Nós vamos continuar a trabalhar, e nós vamos Tema, não só ganhar a eleição, porque essa eleição vai ter um gostinho diferente, e eu faço questão de subir no palanque pra comemorar, e o Josivan dessa vez chorar é de alegria, é de alegria", pontuou.

O prefeito Dr. Tema, inicialmente, relembrou de seus dois melhores amigos que tinha no povoado, Antônio do Duca e Manoel da Preta, ambos recentemente falecidos. O prefeito fez um pronunciamento alongado relembrando de algumas de suas ações para beneficiar o povoado e a região, como a construção da estrada em todo sertão. Em tom quase sempre de brincadeira, ele discorreu sua fala por mais de 20 minutos.

Tema fez questão de enaltecer o candidato Josinaldo Bílio, falando diretamente de sua lealdade e de seu bom trabalho. "Recordo que começou a ser meu aliando quando entrou as estradas do sertão, e ele disse, agora vou ser aliado do Tema. Aqui está esse rapaz, Josinaldo Bílio. Desse tempo, nunca Josinaldo mudou comigo, nunca. Sabe o que é isso, é a lealdade. Josinaldo, além de ser um amigo, é o homem que faz a responsabilidade política, tanto da Câmara, quanto da administração política (...) É um amigo fiel, eu não sei dizer nem o quanto Josinaldo é bondoso comigo", destacou.

O prefeito não esqueceu de fazer um resumo das qualidades de Renan Bílio, que pra ele é um nome forte e de qualidade para compor a Câmara. "Eu quero também aqui enaltecer a figura desse jovem enfermeiro, que agora aparece como candidato a vereador. Renan, eu desejo que você agora seja eleito, que você possa fazer um grande trabalho na Câmara de Vereadores, que possa dá sustentação ao nosso prefeito Dida, porque esse aí é próximo prefeito", disse.

Após a fala do prefeito Dr. Tema, Dida Tio Luís causou muita expectativa nos presentes que queriam ouvir seu pronunciamento, que com uma retórica simples, carregada de palavras francas, iniciou falando de paz e bem, e que isso será sempre pregado por ele quando prefeito.

Ele acrescentou, dando exemplo de união, o comportamento de Josinaldo e Renan dentro do campo político. "O que eu quero falar para vocês, foi o dialogo que o Josinaldo teve com o Renan, que todo mundo pensa que o Josinaldo têm alguma divergência com o Renan. Em toda casa que a gente chegava o Josinaldo pedia a opinião dele, Renan o que que tu acha. Isso é família", disse. Dida, também, elogiou o ex-vereador Josiva Bílio, afirmando que era seu incentivador e que ele é uma pessoa do bem, e é por isso que o povo aqui lhe gloria.

Dida mostrou-se admirado com o tamanho e a organização do povoado, afirmando que parece uma cidade. "Eu quero falar pra vocês sobre o Belém, essa cidade aqui, a gente pode chamar de cidade. Meu amigo, tem as ruas muito espaçosas e arborizadas", afirmou.

Já falando de futuro, o candidato a prefeito disse que o seu perfil é de trabalhar. "E eu quero falar pra vocês, Josinaldo, Renan e Josivan, que o meu perfil é de trabalho, eu gosto muito de trabalhar, e eu vou trabalhar muito com vocês aqui no Belém. Eu não vou esquecer vocês aqui do Belém (...) Porque o povo precisa de estradas, agora tá bem, mas quando chegar o inverno nós temos que ter uma equipe de 24 horas nas estradas", afirmou.

O sucesso do encontro de ontem com a participação maciça do povo, deixou nítido que o candidato Dida Tio Luís terá uma maioria absoluta nas urnas, que a expressiva votação que terá é fruto do desejo popular e da enorme aceitação política que têm o prefeito Dr. Tema, que transformou o povoado nesses últimos quatro anos em um enorme canteiro de obras, satisfazendo o povo e ganhando seu reconhecimento.


Fotos abaixo é de Emanuela Tavares












Nenhum comentário:

Postar um comentário