.

.
.

sexta-feira, 31 de março de 2023

TUNTUM: Centro de Imagem realiza novo mutirão de catarata e pterígio; Dr. Tema acompanha de perto

 

Cirurgias de catarata e pterígio voltam a superar o número de atendimentos no Centro de Imagem de Tuntum, na manhã dessa sexta-feira (31). Os pacientes passaram a chegar já por volta das 5h da manhã, muitas vindas de muitas cidades da região onde não são oferecidos esse tipo de atendimento. Conforme a diretora Leila, muitos dos pacientes são dos municípios de Presidente Dutra, Dom Pedro, Santo Antonio dos Lopes, Capizal, Gonçalves Dias, Graçaaranha, Eugênio Barros, Senador Alexandre Costa, São Domingos, Governador Luiz Rocha, Santa Filomena, São José dos Basílios Joselândia, Colinas, Jatobá, Mirador, Governador Archer e até de Paraibano, o município mais distante. 


Mesmo o atendimento sendo estendido a outros municípios sem nenhuma discriminação ou qualquer exigência diferenciada, Tuntum têm uma grande concentração de atendidos. Na sua maioria são pessoas com poucas condições financeiras de custear o atendimento na rede privada, em que o mesmo procedimento cirúrgico custa em média até R$ 7.000,00, enquanto que no Centro de Imagem é feito gratuitamente. 

"Eu vim do povoado São Bento, aqui do interior de Tuntum. Há muito tempo que eu sinto um problema na visão, fica assim aparecendo alguma coisa, prejudicando eu enxergar direito. Inclusive já usei uns cinco óculos, mas não deu jeito. Então, vim hoje aqui pra fazer a cirurgia e tenho certeza que vou ficar bom", disse José Alves da Silva, 64 anos. 

Durante os três dias de extenso atendimento, de hoje até  domingo, serão realizadas 180 cirurgias de catarata e 90 de pterígio. O procedimento não é demorado, cada atendimento dura em média 5 minutos, mas antes os pacientes têm que passar por uma criteriosa triagem para serem observados a aptidão cirúrgica de cada um, o que torna todo o procedimento um pouco mais demorado. 

Para que haja maior eficiência, o Centro de Olhos, com sede em São Luís, capital, disponibiliza uma equipe de cerca de 20 profissionais, entre médicos oftalmologistas, enfermeiros e auxiliares. Durante o longo período que realizam as cirurgias em Tuntum não há nenhum caso de qualquer anormalidade, tudo vem ocorrendo dentro das expectativas esperadas pelos pacientes, que comumente elogiam a eficiência do trabalho dispensado pela equipe. 

O patrono e fundador do Centro de Imagem, o médico e ex-prefeito Dr. Tema passou toda a manhã de hoje acompanhando de perto os trabalhos iniciais e dando a assistência necessária aos pacientes. Durante todo período, Dr. Tema foi intensamente cumprimentado pelo presentes, que a tempo agradeciam sua iniciativa em providenciar os constantes mutirões de catarata e pterígio junto ao Governo do Estado. 

"O Centro de Imagem foi construído para isso, beneficiar o povo, principalmente os mais carentes e necessitados que não têm condições de arcar com as despesas de exames e qualquer atendimento hoje realizado por nós. Inclusive, quero destacar o irrestrito apoio do nosso governador Carlos Brandão para que tudo isso esteja acontecendo e a população seja beneficiada diretamente sem nenhum custo. Isso mostra seu comprometimento com o povo, sobretudo na área de saúde", afirmou.   






Nenhum comentário:

Postar um comentário