.

.
.

quinta-feira, 16 de março de 2023

Semed de Joselândia realiza I Simpósio Municipal de Educação

 


A formação pedagógica será sempre o principal sustentáculo de qualificação ao docente, que sem essa ferramenta o tornará, mesmo que lentamente, menos preparado para enfrentar as mudanças e evoluções cotidianas exigidas pela educação e sua estrutura.

Com foco nesse pensamento e alimentada pelo fator da formação e de novas teorias pedagógicas, a Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Prefeitura, está promovendo hoje (16) e amanhã, o primeiro Simpósio de Educação no município, que tem como tema: A motivação pedagógica e o desenvolvimento das competências socioemocionais na prática de ensino. 

A conferência é um instrumento que fornecerá o conhecimento de habilidades de motivação para o docente no dia a dia, deixando-o mais preparado para desenvolver seu conhecimento e suas competências socioemocionais de maneira mais eficaz na sala de aula, criando facilidades na transmissão do conhecimento, oportunizando aos discentes de meios mais práticos e racionais de aprendizagem.  

"A educação é um processo dinâmico que exige muito de quem está a sua frente, que são principalmente os docentes, além de uma equipe de apoio formada por gestores e coordenadore/supervisores, público alvo que precisa constantemente está a par das novas ferramentas teóricas, técnicas e didáticas em uso atual, para assim, não ficar desatualizado de todo contexto e ao mesmo tempo oferecer as novas mudanças e inovações pedagógicas desenvolvidas no âmbito da educação" , disse ao blog Dr. Éder Amador, secretário de Educação. 

O evento, que já está em curso, iniciou na manhã de hoje, com abertura no Templo da Igreja Assembleia de Deus, onde já foram conhecidos a apresentação do Programa de recomposição das Aprendizagens dos Estudantes de Joselândia- PRAEJ;  Núcleo de Atendimento e Acompanhamento Multiprofissional Especializado -  NAAME -  palestra sobre a motivação pedagógica e o desenvolvimento das Competências Socioemocionais na prática de ensino, que terá como palestrante,  o conceituado Isaque Folha.  

No turno da tarde de hoje, iniciado a partir das 14h, a pauta foi a BNCC e as competências gerais na prática pedagógica na recomposição das Aprendizagens e  Avaliação da Aprendizagem como ferramenta de fortalecimento da prática pedagógica, tema que foi discorrido pela palestrante Fabrícia Winkler.  

Amanhã, sexta-feira, já na Escola Antônio Mendes, será ofertado formação continuada a toda rede, além do alinhamento de planos e ideias para as unidades de ensino e ano letivo em curso. A formação será distribuída por anos. Professores da educação infantil receberão instruções sobre DCTMA na Educação Infantil até o tema ludicidade como ferramenta para uma aprendizagem significativa. Abadiana Sobrinho e Karina Scuteri serão as palestrantes. 

Para os professores do Ensino Fundamental  do 1º  ao 3º ano, será ofertado assuntos que vão sobre a BNCC e as competências gerais na organização pedagógica, além de mais três assuntos importantes. As palestrantes serão Andreia Rodrigues e Aracelia Cassiano. Os professores do Ensino Fundamental de 4º e 5º anos terão a abordagem de quatro assuntos, um deles é a educação, papel da escola pós pandemia e a recomposição das aprendizagens. Os docentes terão a confortável companhia da conferencista Antonia Vieira.

Os professores do Ensino Fundamental do 6º ao 9 anos terão a disponibilidade de dois palestrantes, Frairon César e Marinete Moura. As palestras que serão abordadas têm os mesmas temas anteriores, entre eles, o processo avaliativo e as avaliações internas e externas; conhecendo a matriz de referência, além  de mais dois temas.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário