.

.
.

quarta-feira, 8 de março de 2023

Servidores de Santa Filomena entram em greve contra os abusos da gestão

 


Os servidores municipais de Santa Filomena iniciaram nesta terça (07/03) a greve de advertência que vai até sexta (10/03) com ato público pelas principais ruas da cidade.

A greve foi motivada pela indignação dos servidores após sete anos sem reajuste salarial para os professores e oito anos sem implantação da tabela salarial dos servidores do apoio escolar, saúde e administração. O movimento grevista começou com grande adesão dos servidores. Nas visitas realizadas pelo comando de greve nas escolas da sede e zona rural foi possível conferir in loco a situação da estrutura física das escolas, por sinal muito precárias em que escolas estão funcionando com servidores contratados e abuso do governo municipal contra o direito de greve dos servidores efetivos. 

As escolas, em sua maioria, estão muito decadentes apresentando ambientes insalubres e inadequados ao processo de ensino aprendizagem. Como pensar em educação de qualidade com escolas sem ventilação, piso de cimento, banheiros com problemas em sanitários, cantinas junto com secretaria de escola dentre outas situações. Basta ver as imagens nos posts na página do Instagram do SINTESPEM clicando nos links abaixo.

https://www.instagram.com/p/CpgO-sjvWj_/ 

Outra situação estarrecedora encontrada pelo comando de greve foi a substituição dos professores titulares do quadro efetivo que estão em greve por contratos de última hora onde esses “professores” possuem apenas o ensino médio, não é nem na modalidade magistério. Entende-se que os substitutos não têm preparo didático e psicológico para lidar com alunos desde o infantil ao nono ano do ensino fundamental. Esse fato caracteriza abuso de poder público municipal praticado pela gestão Salomão Barbosa que nem de perto preza pela qualidade da educação filomenense. Falta muito para o governo acertar o passo e investir em educação e valorização dos profissionais é um dos pilares do bom governo. Outro pilar importante é valorizar os servidores de todas as áreas, pois em um município que depende muito dos serviços públicos como é o caso quem ganha ou perde é a população.

O segundo vice presidente do SINTESPEM Santa Filomena, Ivaldo Passos, avalia como positivo o primeiro dia de greve onde as equipes que andaram nas escolas fortaleceram a greve e constataram a realidade educacional do município.

O SINTESPEM está produzindo um relatório que será entregue ao Ministério Público Estadual, CGU, TCU e MEC/FNDE para a tomada de providências.

E na saúde como está? Isso é tema para as próximas visitas.

Cabe a gestão enviar a proposta para o Ministério Público e este cobrar da gestão, uma vez que deveria ter sido solucionado o problema dos reajustes no final de fevereiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário