.

.
.

quinta-feira, 23 de março de 2023

Tuntuense será ordenado padre nesse próximo sábado (25)

 

Rodolfo Lima Alves

A Paróquia de São Raimundo Nonato, em Tuntum, e toda comunidade católica, aguarda com expectativa a ordenação do diácono tuntuense Rodolfo Lima Alves, que neste sábado (25) será ordenado padre, solenidade que será realizada na Igreja Matriz, às 09h30 da manhã. Sua primeira missa acontecerá ás 19h do mesmo sábado. 

O ato final da longa caminhada de formação do futuro padre será concluída com uma missa solene presidida pelo bispo Dom. Rubival Cabral Brito, da Diocese de Grajaú, que terá a incumbência de iniciar e finalizar os seis ritos da formação sacerdotal do religioso tuntuense, dando lhe autoridade em nome da Trindade a ser mais um integrante da difusão do evangelho de Cristo. 


O futuro jovem sacerdote tem uma história 'resignada' em favor de sua vocação, iniciada desde os tempos de criança quando já frequentava a igreja na companhia dos pais, passando a sentir o fervor do evangelho ao começar a ajudar na celebração das missas como coroinha, surgindo um despertar cada vez mais forte pela vida religiosa, em pouco tempo fazendo a Primeira Eucaristia, no ano de 2009. Em 2013, já mais comprometido, fez o Crisma. 

O filho de Antonio Nelson Alves e de Nildilene Tavares de Lima Alves deu prosseguimento ao seu chamado vocacional ao participar com constância dos encontros vocacionais promovidos pela Diocese. Decidido pela caminhada, ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, na cidade de Grajaú-MA, no dia 6 de fevereiro de 2015. Neste período fez pastoral na Catedral Diocesana, também em Grajaú.     

Já mais Maduro e com os pé firmes no chão, sem o pulsar da dúvida sobre seu ardente desejo de seguir as pegadas de Cristo, Rodolfo, em janeiro de 2016 deu entrada como o mais novo integrante do Seminário Maior São João XXIII, em São Luís, capital. Neste período iniciou o curso de filosofia no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA). Fez pastoral na Paróquia do Espírito do Alto Timbiras.

No dia 26 de julho de 2017, foi transferido para o Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Aracaju-SE, no qual fez a conclusão do curso de filosofia. Neste período fez seu estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, na cidade de Itabaiana, no mesmo estado.

Do ano de 2019 à 2022, passou a morar no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Teresina-PI, no qual cursou Teologia, tendo sua formatura no dia 4 de dezembro. Neste período fez seu estágio pastoral na Catedral Diocesana da mesma capital. Foi ordenado diácono no dia 15 de outubro de 2022.

Sua ordenação presbiteral é uma superação de muitas etapas, períodos em que houve muita provação a si mesmo sobre sua permanência na servidão a Cristo, tocando vez por outra, como é comum do humano, desejos do mundo, combatidos pela perseverança da oração e o amor ao vocacionado de servir. Poucos imaginam a dureza que esse jovem teve para vencer os desafios impostos e exigidos pela formação, renunciando a si mesmo com o único intento de tornar-se um colaborador fiel de Cristo no duro combate de difundir a palavra e ganhar novas almas. 

Que após a formação sua vida seja um constante combate, pois “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos" ( Lucas 10, 2). Que o Cristo seja sua luz na condução de um grande rebanho, dando-lhe o conforto necessário para superar as adversidades e guiar as ovelhas aos aprisco mais seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário