.

.
.

sábado, 16 de março de 2024

A 'dança' das pré-candidaturas no grupo de Fernando Pessoa

 


Não está sendo nada fácil para o prefeito Fernando Pessoa (PDT) acomodar em seu grupo todos os pré-candidatos a vereador. O jogo de corpo para dar calmaria as águas diante da forte tempestade e conduzir o barco sem risco, tem tirado o sono do mandatário tuntuense para evitar o naufrágio de sua naus, e quem sabe, até uma debandada de adeptos descontentes por falta de oportunidade.

A última intervenção feita pelo prefeito para evitar descontentamento e uma possível ruptura no grupo, foi a de descartar supostamente o nome da secretária de Saúde, Rosenilde Xavier, que já estava, de certa forma, bem divulgada e ganhando corpo como pré-candidata. Xavier, pelo o que se sabe, não se auto lançou candidata, mas teria sido incentivada pelo próprio prefeito e aliados próximos, que viram no seu nome uma forte opção de representação no povoado Arroz, reduto quase que genuinamente do grupo Labigó. 

Fernando Pessoa talvez tenha calculado certo em querer lançar seu nome, mas esqueceu que Rosenilde Xavier é casada com um tio do vereador Dr. Pablo, aliado de Pessoa. Dr. Pablo parece que não digeriu bem a ideia, já que seus votos teriam que ser rateados dentro e fora da família, com a futura candidata. Mas Xavier  encontrou outras resistências de candidatos da sede, que também se sentiram ameaçados pelo seu nome.

Diante da controversa situação, Pessoa foi obrigado a tomar uma atitude, e, possivelmente, evitar as primeiras debandadas, que ainda não está totalmente sanada, a 'sangria' ainda pode acontecer.

O incômodo no grupo ainda continua, o ex-vereador Welington Pessoa, primo do prefeito, já teria também lançado sua pré-candidatura, que supostamente terá o apoio irrestrito do primo prefeito. O retorno de Welington como futuro candidato não está sendo recebido com alegria. O temor é que ele também tome espaço dos candidatos da sede, comprometendo suas eleições com o apoio que poderá ter do próprio prefeito e possivelmente também da máquina, enfraquecendo os nomes dos demais.

Para agasalhar o grupo e selecionar seus pré-candidatos, o prefeito já têm supostamente frustrado o nome de outros sonhadores que desejam chegar á Câmara Municipal. Entre eles podem estar Ironilson Rodrigues, sub-secretário de Educação e ex-candidato, que veio a ter expressiva votação na eleição passada, tendo hoje possibilidades maiores de ser eleito, contudo, parece que foi rifado também. "Eu só iria entrar se tivesse o apoio de todos (do povoado Creoli)", disse ao editor do blog. Tudo leva a crer que ele foi atropelado propositalmente para dar espaço a outro nome da conveniência do comando do grupo.

Outra possível disputa que poderá parar no tapetão do grupo Cobra, envolve os nomes de Geová Soares e Valcenor de Carvalho. O primeiro tem maiores possibilidades de ficar como candidato único no povoado Ipu-Iru, já que tem raízes mais profundas e um eleitorado mais fiel dentro de sua ala. Valcenor, ex-labigó, poderá encontrar forte obstáculo para se reeleger. Como ele trocou de lado, pela lógica, não terá no povoado a mesma votação de antes, quando tinha o apoio de seu ex-grupo. 

Para complicar ainda mais a situação, o grupo Labigó lançou de candidato um forte concorrente, Lobão. Ele poderá reduzir ainda mais as chances daquele que se mostrar mais fraco dentro do povoado. De acordo com o que se ouve falar nos bastidores, caso não haja um acordo entre Geová e Valcenor, a prioridade de investimento e incentivo poderá ser para o primeiro, que é mais antigo e foi eleito com mais folga na última eleição. A não ser que Valcenor seja compensado com mais um reduto eleitoral.

Ainda na esteira das decepções, também se computa o nome de Josinaldo Bílio, aquele que em outras eleições era a estrela do 'espetáculo', intocável no sentido disputa, em que todos os pretendentes ao mesmo cargo eram afastados de sua órbita para que não houvesse o mínimo de dano ao seu projeto político, ficando o mesmo com a supremacia na sua região, além dos grandes mimos financeiros para decolar seu nome e mostrar força. Mas como a terra gira e ás vezes até despenca, Bílio viu hoje seu nome de preferido a preterido, sendo possivelmente obrigado a abdicar de sua reeleição em favor de um concorrente seu, Dorian do Tanoca.

Não se sabe dos acordos que lhe obrigaram a sair forçadamente do páreo, mas o certo é que chegou o fim, as forças parece que acabaram, não vão lhe dar nenhuma chance honrosa de sair da política de cabeça erguida, será obrigado sair pelos fundos, para que ninguém perceba que um dia ele deu as cartas e foi um dos cérebros mais pensantes da história política de Tuntum. Lamentável! Mas aqui o que se planta, colhe...

11 comentários:

  1. Rapaz Deusimar vc é engraçada ater uns anos atrás o Josinaldo era um Deus pra vc ele não podia podia entrar na água na cintura que vc morria afogado e agora fica desdenhando kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Kakakaka sempre leio as matérias do blogueiro, nunca vi esse endeusamento com o vereador Josinaldo.

    ResponderExcluir
  3. Lobao eu concordo com vc em uma coisa, o Josivaldo se acabou políticamente junto com seu maior aliado, o Tema. Lobao o Tema era bem visto em todo estado e hoje ele não tem prestígio nem no tuntum.

    ResponderExcluir
  4. Deusimar, vc deveria entrar pra política no grupo labigó. Fernando poderia te comprar um dia assim como fez com Pedro Jorge? Só uma pergunta... Eu creio q não!

    ResponderExcluir
  5. Vai Fernando você é o cara

    ResponderExcluir
  6. Quantos funcionários fantasma tem em Tuntum q moram na Barra? Me fala aí, Erika, vc que é uma "evangélica" tão fiel, kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Igreja são Fernando: aonde passa, fica o buraco, da mesma forma na Barra.

    ResponderExcluir
  8. O método de fazer política do Tema estar ultrapassado, hoje se faz política nas mídias digitais, buscando o eleitorado Jovem e não atacando adversário em cima de caminhões. O Tema não pode pegar num microfone que começa atacar adversários, menosprezar e fingir que é amigo dos pobres.

    ResponderExcluir
  9. Esse ano vai ser mais uma mostra que a política brasileira mudou e hoje ninguém acredita mais nas mentiras do Tema, que é um bom samaritano, que vive para os pobres, fala muito e não faz nada, última gestão dele foi a pior da história da cidade de tuntum.

    ResponderExcluir