.

.
.

terça-feira, 12 de março de 2024

Atacante maranhense de Barra do Corda é convocado para amistosos da Seleção Brasileira

 

atacante maranhense Galeno foi convocado para a Seleção Brasileira após se destacar no Porto. (Divulgação / FC Porto)

RIO DE JANEIRO - O técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, anunciou, no início da noite desta segunda-feira (11), a convocação do atacante maranhense Wenderson Galeno, de 26 anos, para a disputa dos amistosos contra Inglaterra e Espanha, que serão disputados entre os dias 23 e 26 de março. Cotado inicialmente para defender Portugal, após adquirir a nacionalidade do país, Galeno fará a sua estreia com a camisa do Brasil, substituindo Gabriel Martinelli, do Arsenal, que foi inicialmente convocado para os dois amistosos, mas foi cortado após sofrer uma lesão no pé.

Nascido em Barra do Corda, município a 462 km de São Luís, Galeno não teve passagens por clubes maranhenses e foi revelado nas categorias de base do Trindade-GO, onde também disputou os seus primeiros compromissos como profissional. Depois de uma rápida passagem pelo Grêmio Anápolis, o atacante maranhense foi contratado pelo time B do Porto com apenas 19 anos. 

Sem espaço na equipe principal do Porto, Galeno atuou por empréstimo no Portimonense e no Rio Ave, até acertar com o Braga, onde teve um desempenho excepcional em duas temporadas e meia. Com o sucesso no Braga, Galeno foi recontratado pelo Porto em janeiro de 2022 e, desde então, se tornou um dos pilares do ataque dos Dragões.

Na temporada 2023/24, Galeno já disputou 36 partidas pelo Porto, com 13 gols marcados e 11 assistências. O atacante maranhense é o vice-artilheiro da Liga dos Campeões da Europa, com cinco gols, atrás apenas de nomes consagrados do futebol mundial, como Harry Kane, Kylian Mbappé e Erling Haaland. 

Contando com Galeno, o Brasil enfrentará a Inglaterra no dia 23 de março, a partir das 16h, no Estádio de Wembley, em Londres. Já no dia 26 de março, a Seleção Brasileira encara a Espanha às 17h30, no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. Esses serão os dois primeiros jogos de Dorival Júnior como treinador da Amarelinha.

Maranhenses na Seleção Brasileira

Galeno é o segundo jogador nascido no Maranhão a ser convocado para a Seleção Brasileira em pouco menos de cinco meses. Em novembro, o zagueiro Adryelson, que nasceu em Barão de Grajaú, foi chamado pelo técnico interino Fernando Diniz para defender o Brasil na partida contra o Uruguai, pela quarta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Adryelson, que até então defendia o Botafogo e atualmente está no Lyon-FRA, ganhou a oportunidade após a lesão do zagueiro Nino. 

Outros convocados

Além de Galeno, Dorival Júnior anunciou outros dois nomes convocados para a Seleção Brasileira, que também substituirão jogadores lesionados. O goleiro Léo Jardim, do Vasco, substitui Ederson, do Manchester City, enquanto o zagueiro Fabrício Bruno, do Flamengo, ficou com a vaga de Marquinhos, que atualmente defende o Paris Saint-Germain. Do Imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário