quinta-feira, 25 de maio de 2023

Carro popular ficará até 10,79% mais barato com corte de impostos

 


Medida foi anunciada por Alckmin nesta quinta e vai valer por tempo limitado apenas para carros que custam até R$ 120 mil

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quinta-feira (25) a redução de impostos sobre automóveis, a fim de diminuir o preço dos carros populares.

O anúncio foi feito por Alckmin após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e representantes da indústria automobilística. 

Segundo Alckmin, haverá redução de impostos federais, como IPI e PIS/Cofins, o que fará com que o preço final dos carros populares caia entre 1,5% e 10,79%. Apenas carros que custam menos de R$ 120 mil terão os impostos reduzidos.

A alíquota de redução vai variar dentro desta faixa e acordo com três fatores, explicou Alckmin:

  • O aspecto social, promovendo acessibilidade à compra de veículos. Isso significa que quanto mais barato for um carro, maior será o desconto de impostos;
  • A eficiência energética, premiando com redução de impostos as fabricantes que poluem menos;
  • Densidade industrial, favorecendo com redução de impostos as montadoras que realizam mais etapas da produção de carros no Brasil. 

Alckmin não detalhou como essa conta será feita, e disse que a Fazenda pediu 15 dias para realizar os cálculos completos. Após esse período, o governo vai editar Medida Provisória sobre o tema. O impacto fiscal da medida também não foi revelado. "Temos responsabilidade fiscal", disse Alckmin.

O ministro também esclareceu que a redução de impostos valerá por tempo limitado. "A proposta de estímulo é transitória e para esse momento, que a indústria está com muita ociosidade", declarou. Do Ig


Nenhum comentário:

Postar um comentário