segunda-feira, 6 de julho de 2020

Gildásio Ângelo, ex-secretário de Saúde de Tuntum, aperfeiçoou o atendimento-médico hospitalar no município

Gildásio Ângelo da Silva

O Maranhão perdeu na noite desse domingo (05) uma das referência em conhecimento na área de saúde pública, o bioquímico Gildásio Ângelo da Silva, de 59 anos. Ele estava internado há cerca de 60 dias no hospital São Domingos, em São Luís, por causa de complicações causadas pelo novo coronavírus (covid-19).
Quando secretário municipal de Saúde de Tuntum, entre 2004 a 2008, Gildásio implantou um novo método de atendimento na rede, dando agilidade e melhor acolhimento com a implantação das Unidades Básicas de Saúde, distribuídas nos bairros e povoados, descentralizando o congestionado atendimento de pacientes do então hospital Seabra de Carvalho, único centro da cidade para consultas médicas. O novo modelo acabou com a sobrecarga do hospital, ficando exclusivo para o atendimento de urgência e emergência, assegurando aos bairros, principalmente, maior comodidade.
No ano de 2008 se afastou da secretária para concorrer à prefeitura de Porção de Pedras, sendo eleito pela vontade popular. Após o mandato, ele não perdeu o vínculo com Tuntum e pouco tempo depois passou a assessorar o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Cleomar Tema, como diretor do órgão nas gestões do prefeito tuntunense junto a entidade federativa. Gildásio era servidor federal com lotação na Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). A nível de estado, ele foi notabilizado pelo seu vasto conhecimento em políticas de saúde pública, sendo presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMES). Além de seu legado em favor da saúde pública, ele deixa esposa, filhos e uma legião de amigos.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário