sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Prefeito Dr. Orlando Arouche inaugura pacote de obras e promete outras para Senador Alexandre Costa

Prefeito Dr. Orlando e sua esposa Dra. Áurea Arouche

Essa sexta-feira (14) foi marcada por importantes inaugurações de obras no município de Senador Alexandre Costa. Os alexandrenses foram presenteados pelo prefeito Dr. Orlando Arouche com um conjunto de obras estruturais que darão uma maior qualidade de vida à população da sede e da zona rural. Os serviços de infraestrutura e benefícios nas áreas de saneamento, educação e saúde passaram a ser executados no decorrer do primeiro semestre, sendo todos concluídos recentemente para satisfazer o anseio de todos.

Com muita expectativa da classe estudantil, o prefeito Dr. Orlando, ao lado da primeira dama Dra. Áurea Arouche, inaugurou uma moderna quadra esportiva na Escola Dom Pedro, um dos primeiros centros de ensino da cidade. A construção foi o cumprimento de uma antiga promessa aos estudantes, que não tinham área de lazer e recreação, sendo obrigados, às vezes, fazer as atividades esportivas em locais improvisados e sem a estrutura adequada.

"A educação não é completa se não tiver o desporto, se não tiver a atividade física, e Senador carecia. Isso aqui é apenas o começo de um sonho. Estamos começando uma dessa na Vila São Paulo. Vai começar agora. Tem uma quadra para o povoado Chico Antonio, com ginásio completo, projeto já aprovado", destacou.

Para dar melhores condições de abastecimento de água potável ao bairro Alto da Lira, há anos carregando lata d'água na cabeça, foi perfurado um poço artesiano e implantado um sistema de abastecimento que já está beneficiando toda comunidade de igual maneira. Ao lado do poço perfurado tem uma caixa d'água de 200 mil litros que se encontrava ociosa há quase 10 anos. Com  a implantação do serviço de distribuição a caixa passará a ser utilizada como um suporte reserva.

O bombeamento do poço é de 70 mil litros por hora, capaz de abastecer toda cidade. Toda comunidade vibrou de pé com a louvável atitude do prefeito. "Quantas vezes a Socorro da Lira, que Deus a tenha, pediu, vereador Jair pede o poço para o Alto da Lira para que venha acabar o sofrimento da falta de água nesse bairro. E hoje, graças a Deus, estamos inaugurando essa importante obra, tão sonhada e desejada", disse Jair Macedo, presidente da Câmara.

Para melhorar o tráfego de veículos e até o acesso de pedestres ao bairro Lagoa, Dr. Orlando construiu a ponte de concreto Elizabete Trajano, substituindo uma antiga de madeira, que além dos problemas físicos que apresentava, tirava também a estética da entrada do bairro, causando até constrangimento para os moradores.

A nova ponte, além de mais bonita e segura, ganhou iluminação, o que está evitado até a aproximação de delinquentes. A construção foi em atendimento a um requerimento do vereador Elcimar Clímaco da Silva.

O que vem chamando atenção para as pessoas que adentram a cidade, foi a construção de uma passarela para caminhada e prática de exercícios físicos, batizada, in memorian, de Pista José Aldênio dos Santos.

A obra tem 1 quilômetro de comprimento, assentos para descanso e ainda é toda iluminada com energia solar. Segundo o prefeito, a preocupação veio depois que ele percebeu que a cidade não tinha um local adequado para as pessoas se exercitarem. Elas utilizavam diariamente o acostamento da estrada correndo sérios riscos de serem atropeladas.

"Segurança não é só a guarda, não é só a Polícia Militar, segurança é também você prevenir problemas. As pessoas andavam por aqui, andavam se expondo. A maioria das cidades o que a gente vê são a maioria das pessoas caminhando nas BRs correndo risco. Ultimamente tivemos um acidente, porque é muito perigoso andar na beira de pista, de BR, porque de vez em quando acontece o azar de ter um acidente", justificou o prefeito.

 

Reforçando a estrutura física da educação infantil no interior, o povoado Centro do Gonçalo, distante da sede somente 5 quilômetros, recebeu uma escola com 2 salas de aulas e estrutura de apoio completo para o corpo docente. Com o novo prédio, denominado Alan Macedo, o pré-escolar do povoado passa a ter uma escola exclusiva.

No rol das inaugurações do dia ganhou destaque também o 'portal' de identificação, localizado às margens da BR 226, dando conhecimento e maior visibilidade à cidade, já que antes muitos se confundiam com a entrada. No mesmo espaço foi construído uma cobertura para que as pessoas possam esperar com mais tranquilidade suas conduções. No mesmo local foi instalado lâmpadas com sensores de presença movidas por energia solar.

 

O povoado Chico Antonio, comunidade com mais de 100 famílias, não deixou de ser agraciada pelo prefeito Dr. Orlando e foi contemplada com um posto de saúde, além da reforma completa da escola.

O posto de atendimento médico era uma antiga reivindicação da população, hoje satisfeita com a entrega da obra. A escola, que fica em frente ao posto, foi totalmente climatizada, forrada, pintada, ganhou novo piso e ainda teve todos os banheiros reformados.

Falando com muita serenidade, Dr. Orlando afirmou aos moradores presentes na solenidade que o asfalto não vai demorar chegar, deixando claro que seus esforços daqui pra frente estarão voltados para esse objetivo, pavimentar o povoado. "E tenho um sonho e se Deus permitir esse sonho a gente ainda cumprir, não vai demorar, não vou dizer, mas quando vier é a surpresa. O asfalto não vai demorar. O asfalto não vai demorar, escute o que eu estou dizendo aqui, o asfalto não vai demorar", pontuou Dr. Orlando.

No povoado Alto Alegre, próximo a BR 226, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) foi entregue ao povo. A Unidade Nilo Santana Arouche é dotada de serviços de odontologia e até radiografia. Pela estrutura percebe-se que há condições necessárias para atender a quem precisa. Segundo o prefeito, a obra é uma das mais modernas projetadas para se fazer atendimento em saúde em área rural do Brasil. Em um pronunciamento discreto, mas transmitindo muita confiança, o prefeito enumerou as obras que já havia inaugurado no decorrer do dia, reafirmando seu fiel compromisso de continuar a trabalhar para fazer Senador Alexandre Costa um município de referência.

Diante do que foi observado, Senador Alexandre Costa vive um novo momento político, respira novos ares com a confiança de gestão que está sendo transmitida pelo gestor municipal, que até o presente vem demonstrando capacidade e reafirmando que está a altura do cargo para suprir os anseios de todos, administrando com transparência e mostrando os resultados esperados, gerando confiança e tranquilidade na população, hoje, longe dos momentos que vivia no passado quando a violência prevalecia sobre a paz e a liberdade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário